Com o fim do recesso escolar do mês de julho, muitos pais recorrem ao transporte escolar para levar e buscar seus filhos nos estabelecimentos de ensino. Preocupada com esta demanda, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) alerta quanto à contratação deste serviço que deve ser licenciado pelo órgão da prefeitura.
Antes da contratação, a Superintendência orienta que é importante conferir se o transportador está com todos os documentos regularizados na SMTT, tanto a permissão de porte obrigatório para exercer a função, como também o comprovante de vistoria do veículo que deve ser renovado a cada seis meses. Para obter esta informação é preciso ir até a Divisão de Regulares e Especiais (Dires), na sede da Superintendência, ou entrar em contato com o setor através do número 3315-3530.
De acordo com o diretor de Operação de Transportes da SMTT, Ângelo Assis, é possível também conferir se o veículo é regulamentado observando alguns itens na parte externa do automóvel. A faixa amarela identificando o veículo como “ESCOLAR”, o número da permissão localizada nas duas laterais do carro e o selo de vistoria fixado no para-brisa dianteiro são apenas uns deles.
“É extremamente importante que os pais estejam atentos com a segurança dos veículos escolares que estão contratando para transportarem os seus filhos. A fiscalização está sendo realizada periodicamente, mas os pais também precisam tomar certas precauções”, alertou Assis ao lembrar quanto à observância da responsabilidade dos motoristas com a atividade que desempenha.
Ainda, segundo o diretor, mesmo que os transportadores passem por um treinamento para obtenção do licenciamento e estejam com os documentos em dia, é preciso verificar também a conduta do motorista na hora de contratar o transporte escolar. “Os pais ou responsáveis nunca devem ‘fechar’ o contrato somente por telefone e precisam buscar sempre referências com outros pais que utilizam o mesmo serviço”, frisa.