Apresentado nesta quinta-feira no Napoli, o goleiro Rafael, ex-Santos, chegou à Itália dando suas credenciais para a torcida e para o treinador da equipe, o espanhol Rafa Benítez. De olho em uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem, o arqueiro brasileiro explicou que sabe jogar com os pés e, ao ser perguntado se é um especialista em cobranças de pênaltis, não titubeou.
– Sim. Tenho uma técnica. Busco me mexer bastante na linha do gol para diminuir o campo de visão de quem for cobrá-lo. Normalmente me dou bem. Também jogo bem com os pés, e o Benítez gosta de goleiros que participem das jogadas dessa forma. No futebol moderno, é preciso de goleiros que saibam jogar com a bola quando o jogo está fechado, porque isso pode ser uma boa opção – disse o goleiro, logo em sua primeira coletiva com a camisa do Napoli.
Negociado por cerca de R$ 16 milhões, a maior transação de um arqueiro brasileiro para a Europa na história, o goleiro terá que brigar por espaço com o italiano Morgan De Sanctis. Além disso, o Napoli tenta outro brasileiro para a posição: Julio César, do Queens Park Rangers. Mas Rafael mostra confiança na escolha e sonha com uma vaga na Copa do Mundo de 2014.
– Defender o Napoli será uma grande oportunidade para eu jogar a Copa do Mundo. É um grande time que pode me dar visibilidade.
Por fim, Rafael encheu a bola do Napoli ao justificar sua escolha pelo clube italiano.
– Escolhi o Napoli porque é um grande clube. No Brasil, é conhecido como um dos maiores do mundo. Além disso, a presença de Benítez como técnico também foi muito importante para esta decisão. Chego a um time que briga pela Liga dos Campeões e pelo título italiano. Será uma oportunidade boa para me medir em mais um campeonato de prestígio. Sou jovem e quero crescer bastante com essa camisa azul.
No Santos, clube onde foi revelado, o goleiro de 23 anos conquistou três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012, sendo o primeiro como reserva), uma Copa do Brasil (2010), uma Libertadores (2011) e uma Recopa (2012).