O prefeito Eduardo Paes anunciou neste domingo (21) que o Papa Francisco pediu para se encontrar com argentinos em sua visita ao Rio, onde chega na segunda-feira (22). O prefeito disse que a cidade já "está sendo invadida pelos argentinos" e que a previsão é que o Papa Francisco encontre seus conterrâneos no Terreirão do Samba, localizado na região da Praça 11, no Rio.
A data ainda não foi marcada, disse Paes.
Paes fez um apelo à população para que não vá ao Centro de carro na segunda-feira (22), quando o Papa fará um passeio de carro aberto, logo após sua chegada ao Rio. O estacionamento estará proibido em diversas ruas e avenidas estarão interditadas.
Às 15h, terão o acesso de trânsito proibido as avenidas República do Chile, Almirante Barroso, Rio Branco, Graça Aranha, Nilo Peçanha e a Rua Treze de Maio.
A pista lateral da Avenida Presidente Vargas ficará fechada da Avenida Passos até a Rio Branco, sentido Candelária.
As ruas Araújo Porto Alegre, Manuel de Carvalho, Senador Dantas, Lelio Gama, Evaristo da Veiga, México (a partir da Santa Luzia), dos Arcos e da Assembleia também ficarão fechadas.
Reunião
O prefeito se reuniu na manhã deste domingo, no Centro de Operações Rio, com o presidente da RioEventos, Leonardo Maciel, e com o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, para conversarem sobre os últimos detalhes para a chegada do papa. O pontífice mudou a agenda na última hora e incluiu o passeio em carro aberto por ruas do Centro na segunda.
Segundo Paes, o povo tem que se preparar para um Papa que é simples e espontâneo, podendo alterar sua rotina a qualquer momento.
"Dadas as características do Papa Francisco, com seu estilo informal, espontâneo, querendo contato direto com povo, ele pode decidir a qualquer momento andar de carro fechado, de carro aberto. O que o Papa decidir em cima de hora, o que ele desejar, vamos dar a chance de ele fazer. A cidade está preparada para recebê-lo com alegria", disse Paes.
Paes disse que apesar de simples, o Papa não é cidadão comum, precisa de um aparato.
"Qualquer mudança de roteiro, teremos que fazer contingências e adaptar o trânsito, e isso pode trazer transtornos", disse ele, pedindo para que a população evite ir de carro ao Centro.
Paes disse ainda que o Papa pediu para se encontrar com atletas na recepção no Palácio da Cidade, quando vai abençoar a Bandeira Olímpica, na manhã de quarta (24), e receber a chave da cidade. Neymar, Pelé e Oscar deverão estar presentes, informou o prefeito. Apesar de rápido, o evento deve custar cerca de R$ 200 mil reais, disse ele.