O técnico argentino Gerardo "Tata" Martino vai comandar o Barcelona a partir da próxima temporada. Os principais jornais esportivos da Espanha já garantem que o treinador, ex-Newell´s Old Boys, será o substituto de Tito Vilanova no comando catalão, faltando agora apenas o anúncio oficial por parte da equipe. Matías Messi, irmão do craque, é outro que antecipa, pelo Twitter, o que parece depender somente de algumas horas para se concretizar.
– Bem-vindo Tata!! Que tudo saia bem, e sigamos pelo caminho certo!! Obrigado Tito!! Deus te abençoe!! – escreveu Matías em seu perfil na rede social, aproveitando para mandar uma mensagem ao ex-treinador do Barça, Tito Vilanova.
Dessa forma, Martino ganha a concorrência do espanhol Luis Enrique, outro nome que estava cotado entre os favoritos para assumir o time de Messi e cia., e, segundo números do "Marca", vai assinar contrato pelas próximas três temporadas.
O treinador deve chegar a Barcelona nesta terça-feira, mas não viaja para Munique com o restante do grupo catalão. Na Alemanha, o time espanhol faz seu primeiro amistoso da pré-temporada na próxima quarta, contra o Bayern de Munique, de Guardiola, às 13h30m (de Brasília), provavelmente com Jordi Roura como interino no comando – o SporTV transmite a partida ao vivo, e o GloboEsporte.com faz a cobertura em Tempo Real. Martino começaria a trabalhar de fato após a partida.
Segundo o "Marca", ele chega ao Barça acompanhado do auxiliar Elvio Paolorroso e do preparador físico Jorge Pautasso. Além disso, especula-se que Adrián Coria também vai integrar a comissão técnica do comandante argentino. O profissional trabalhou com Lionel Messi dos 11 aos 13 anos nas categorias de base do Newell´s Old Boys.
De acordo com o diário "Mundo Deportivo", nos tempos em que foi treinado pelo auxiliar, "La Pulga" já atuava como um falso camisa 9. Exatamente da maneira que joga no time culé. Mais cedo, Messi, aliás, exaltou o argentino, destacando seu desempenho à frente do Newell’s Old Boys.
– Gosto do Tata Martino. Ele é um grande treinador e mostrou isso no Clausura fazendo o que fez pela equipe. A forma como terminou (o trabalho) e como ele fez isso. Ele faz suas equipes jogarem bem e todos nós respeitamos ele – disse Messi, em entrevista publicada pelo jornal argentino "Olé", referindo-se ao título no segundo turno do Campeonato Argentino da equipe, que chegou às semifinais da Libertadores.
A carreira como treinador
O ex-meio-campista Martino, hoje com 50 anos, iniciou a carreira como treinador em 1998 à frente de times de menor expressão do futebol argentino, casos de Almirante Brown, Platense e Instituto de Córdoba. O primeiro time de peso no cenário sul-americano comandado pelo novo treinador do Barcelona foi o Libertad, que – mais tarde, após a Copa de 2006 – o levaria à seleção paraguaia.
Pelo Paraguai, ele teve a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo, em 2010, na África do Sul. A equipe sul-americana teve um desempenho razoável na competição e só caiu nas quartas de final, diante da Espanha, que mais tarde se tornaria a grande campeã do Mundial.
A chegada ao Newell’s Old Boys, clube no qual Martino iniciou a carreira como jogador, ocorreu em 2011. No clube, ele faturou, neste ano, o Torneio Final, equivalente ao segundo turno do Campeonato Argentino, e foi até as semifinais da Libertadores. A participação no torneio sul-americano parou nas semifinais, após o Atlético-MG levar a melhor na disputa por pênaltis.