A Câmara de Vereadores de Maceió e a Assembleia Legislativa do Estado encerram nesta quinta-feira, dia 1º, o recesso legislativo. As casas haviam suspendido os trabalhos em julho. As sessões devem ter início às 15h nas duas casas legislativas.
Na Assembleia Legislativa, o retorno é marcado pelo ‘temor’ de mais uma devassa nas contas do poder após a denúncia do deputado João Henrique Caldas (PHN). O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, após receber denúncias da movimentação financeira da ALE, solicitou a entrada da Receita Federal e da Polícia Federal no caso.
A denúncia de JHC dá conta de repasses irregulares a alguns servidores, além de sonegação de impostos. Embora o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), negue todas as irregularidades, o deputado João Henrique Caldas pede o afastamento da Mesa Diretora e analistas políticos afirmam que o clima é de ‘medo’ de uma nova Operação Taturana.
Já na Casa de Mário Guimarães, o grande desafio é motivar os servidores da Câmara, segundo avaliou o presidente Chico Filho (PP). Com imóvel inadequado e equipamentos obsoletos, além de pessoal prestes a se aposentar, o parlamento mirim tem enfrentado algumas dificuldades.
Adotando postura de ‘parceira’ do Executivo, a Câmara começa a se queixar dos valores do duodécimo, que também estão sendo questionados pelo Ministério Público de Contas.
As duas casas ainda deverão ‘sofrer’ a antecipação da campanha eleitoral de 2014. Com alguns integrantes sendo candidatos a postos da Câmaras Estadual e Federal e do Senado.