A Feira do Empreendedor 2013, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi lançada na manhã desta quarta-feira (21), em um hotel na orla de Pajuçara.
O objetivo da feira, que é realizada de dois em dois anos, é de ampliar as ações empreendedoras no Estado por meio da administração de novos negócios. Ela acontece na cidade entre os dias 9 e 12 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Com o tema “Conectando sonhos às oportunidades de negócios”, a feira vai contar com 150 novas oportunidades de negócio para o público e 209 capacitações em diversas áreas. “O empreendedorismo é fundamental para o nossa economia. Ela gera dinamismo e a gente vê uma série de oportunidades de negócios tanto na área rural quanto na industrial”, destaca Ronaldo Morais, diretor-técnico do Sebrae.
Para Ronaldo, o empreendedor individual é responsável por mais da metade das pequenas empresas registradas em Alagoas. “Para você ter uma ideia, das 80 mil que temos registradas, 40 mil são empreendedores individuais. A gente vê muito nas periferias, como o pequeno cabeleleiro, uma lanchonete, etc. Eles iniciaram na legalidade e com proteção social o que, particularmente, é uma revolução para Alagoas”, pontua.
Durante o lançamento da feira, o governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, esteve presente e enfatizou a importância do evento para o Estado. “Nos últimos dados Alagoas cresceu 4,2% do PIB, maior até que outros estados como o Ceará com 3,4%. Isso é muito bom porque estamos vivendo um momento de crise no Brasil que cresceu somente 0,9%. Por isso a feira é importante. É um momento de trabalhar, de criar porque isso acaba passando. É um processo de sobe e desce”, avalia o governador.
A expectativa do Sebrae é que aproximadamente 13 mil pessoas visitem o evento durante os quatro dias.