Durante entrevista concedida à rádio Metropolitana na tarde dessa terça-feira (20), o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, respondeu aos principais questionamentos da população arapiraquense sobre a chegada de medicamentos e a situação da Saúde no município.
De acordo com o secretário, Arapiraca passa por um período de reestruturação do seu sistema, além de passar por alguns problemas vinculados ao financiamento.
Ele citou ainda que o recurso do Sistema Único de Saúde (SUS) é estimado em R$ 500 por habitante/ano, preço equivalente a um mês de carência dos planos de saúde privado em todo o Brasil.
“Embora haja esses empecilhos, aqui em Arapiraca nunca foi visto pessoas parindo e/ou morrendo no meio das ruas. Na nossa cidade ninguém vê essas situações exibidas pela TV nacional”, destacou Ubiratan Pedrosa.
Medicamentos
Segundo Pedrosa, a partir da próxima segunda-feira (26), os Centros e Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão abastecidas com carregamentos de medicamentos e materiais inerentes à saúde da população.
Ele informou ainda que as Farmácias Populares são financiadas com recursos do Ministério da Saúde, uma vez que na falta dos medicamentos nos Postos de Saúde de Arapiraca, a população pode procurar em um dos pontos em que tiver a identificação “Aqui tem Farmácia Popular”, e fazer a aquisição de forma gratuita e/ou com preço reduzido.
“Após o sofrimento com o processo de licitação para a compra dos medicamentos, nós como Prefeitura e Secretaria de Saúde de Arapiraca assumimos o compromisso servir com excelência a nossa a população. Porém, volto a falar que na falta dos medicamentos em nossos Centros e Unidades, que a comunidade procure os postos das Farmácias Populares para fazer a aquisição”, destacou o secretário Ubiratan Pedrosa.
Obras
Na próxima quinta-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde estará abrindo licitação para a construção de 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o município.