Centro de Maceió é palco de ações culturais e de saúde

Priscylla Régia/Alagoas24HorasGiro de folguedos e Palco giratório movimentam Centro de Maceió

Giro de folguedos e Palco giratório movimentam Centro de Maceió

Órgãos e entidades públicas e privadas se uniram para realizar uma série de atividades em diversos bairros de Maceió visando promover inclusão social de portadores de deficiência. O evento, intitulado ‘Abrace: Inclusão Já’, teve início no domingo, 18, e segue até a quarta-feira, 28.

Como parte do evento, o Centro de Maceió se transformou, nesta quarta-feira, 21, em um grande palco cultural. Em três pontos estratégicos, com apresentações teatrais, coco de roda, bumba meu boi, reisado, dança afro, capoeira e entre outros.

Durante a ação, promovida pela Prefeitura de Maceió em parceria com o Governo de Alagoas, a população teve a oportunidade de interagir com os portadores de deficiência física e mental que participaram do evento.

O Sesc levou o palco giratório para o meio do Centro Comercial. A apresentação do espetáculo ‘Baldroca’ da Associação Teatral Joana Gajuru arrancou aplausos da plateia. Os assistidos da Associação Pestalozzi também marcaram presença com a apresentação do grupo de capoeira e oficina de arte. Aqueles que passavam pelo local podiam aprender pintura com os alunos da entidade.

"A nossa preocupação foi a interação e a inclusão dos portadores de deficiência. No evento, eles participaram e também assistiram a tudo que foi proposto. O evento segue até o dia 28 em outros bairros e também conta com apresentação de ballet de portadores de deficiência e cinema para deficientes visuais", afirmou Andréa Ferreira, da gerência de Educação Especial da SEE.

Saúde e Emprego

A Secretaria Municipal de Saúde ofertou ainda vacinação e aferição de pressão arterial.

O Sine Municipal também disponibilizou seus serviços para população em geral. “A atividade faz parte da 17ª Semana da Pessoa com Deficiência Física instituída pela lei 5.805/1996. Durante os dias do evento, estaremos montando estandes em todos os locais que o evento passar para possibilitar que os deficientes se cadastrem para uma vaga de emprego. Isso é uma forma de abrir portas para estas pessoas. O cadastro está aberto para qualquer pessoa, mas o nosso foco é o portador de deficiência", disse Michele Larissa, diretora de economia solidária do Sine.

Para realizar o cadastro no Sine, é necessário ter em mãos documento de identificação, CPF e comprovante de residência.

Programação

5ª feira – dia 22/08

08h às 11h – Torneio Especial no CEPA

Categorias: bocha adaptada, basquete, basquete sentado, futsal, vôlei sentado.

6ª feira – dia 23/08

Manhã:

Agenda Positiva do Prefeito com as Pessoas com Deficiência

(adesão ao Programa Viver sem Limites)

Domingo – dia 25/08

08h – Caminhada na orla de Maceió

Percurso: Sete Coqueiros / Espaço de Lazer na Pajuçara (Alagoinhas).

Pintura facial, atividades lúdicas (Bairro Vivo/SEGP)

Fanfarra de escola da rede (SEMED)

Palco com apresentações culturais para as PD. (Fundação Cultural)

10h – Desfile inclusivo sustentável

2ª – feira – dia 26/08

9h – Sessão de Cinema (Cine SESC) – Filme áudio descritivo

9h – Cerimônia no Palácio do Governo: Assinatura simbólica dos convênios com as Instituições, entrega de equipamentos pela SESAU (cadeiras de rodas adaptadas)

14h – Audiência Pública sobre o Plano “Viver sem Limites” – Câmara dos Vereadores.

4ª feira – dia 28/08

9h – Sessão de Cinema (Cine SESC) – Filme áudio descritivo

8h30 – Seminário de encerramento: “Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência” no Maceió Mar Hotel com o Dr. Carlos Ferrari – Secretaria de Saúde do Estado – SESAU

Veja Mais

Deixe um comentário