Deco não jogará mais futebol. Depois de uma carreira recheada de títulos por times como Porto, Barcelona e Fluminense, o meia, após nova lesão muscular pelo Tricolor, anunciou que vai pendurar as chuteiras. O contrato com o clube carioca tem validade até o fim do ano, mas o jogador de 35 anos resolveu antecipar a aposentadoria surpreendendo muita gente. Através de um comunicado, disse:
– É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos e pela confiança e carinho – declarou via assessoria de imprensa.
Na parte da tarde desta segunda-feira, às 15h, nas Laranjeiras, a diretoria tricolor irá se pronunciar sobre o anúncio do ex-meia, que repercutiu na Espanha e em Portugal. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Abel Braga lamentou, mas admitiu que a aposentadoria era previsível. O jogador até que tentou voltar aos gramados após seguidas lesões. Na última quarta-feira, contra o Goiás, pela Copa do Brasil, o técnico Vanderlei Luxemburgo o colocou no lugar de Felipe, mas não durou muito tempo até sentir dores na coxa, e foi constatado um estiramento no músculo posterior – ficou quase 20 minutos em campo. O clube, porém, não informou o grau da lesão e nem deu uma previsão de retorno do jogador.
Outro problema foi o caso de doping. Deco foi pego no exame antidoping em março deste ano. As substâncias encontradas no organismo do jogador foram a hidrocloratiazida (diurético) e carboxi-tamoxifeno (hormônio). São as mesmas substâncias com as quais Carlos Alberto, ex-Vasco, foi flagrado. Ele, contudo, foi absolvido em duas instâncias no TJD-RJ. Mas ainda há possibilidade de acontecer um novo julgamente, mas no STJD.
Desde que chegou ao Flu no meio de 2010, foram poucos jogos. Na primeira temporada, 16 partidas e um gol. No ano seguinte, 25 jogos e novamente um gol. Em 2012 teve sua melhor temporada. Atuou em 36 oportunidades, fez cinco gols e se destacou na campanha do título estadual, além da campanha do Brasileiro. Na atual temporada foram apenas 15 participações. Em uma delas, na derrota para o Grêmio por 2 a 0, na Arena, pela nona rodada, chegou a falar sobre a má fase do time.
Deco completará 36 anos nesta terça-feira. Foram 17 anos como jogador de futebol. Ele passou por clubes como Corinthians, CSA, Alverca-POR, Salgueiros-POR, Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense. Defendeu também a seleção de Porgual. Ao todo, participou de 686 partidas e fez 116 gols. Conquistou 23 títulos. Destaque para os dois brasileiros pelo Fluminense, duas Ligas dos Campeões (Porto e Barcelona), além de três nacionais em Portugal e dois na Espanha.