O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), acompanhará o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, em Alagoas, para assinar a portaria que torna o estado zona livre da aftosa com vacinação. O anúncio será feito oficialmente nesta sexta-feira, 6s, em uma solenidade no Parque da Pecuária, em Maceió, a partir das 9 horas.
Para Renan, a "mudança é o resultado do esforço dos criadores e do trabalho de sucessivos governos estaduais, do ministério da Agricultura, da secretaria estadual da Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas, a Adeal, e tambem da Federação da Agricultura, os sindicatos e toda a bancada do Estado".
O anúncio oficial, além de Alagoas, contempla os estados da Paraíba, Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Renan não economiza palavras para festejar a importância deste anúncio para a economia de Alagoas: "agora zona livre de aftosa com vacinação, nosso Estado passa a se inserir no mercado nacional, com a redução de barreiras sanitárias ao seu rebanho, mas a segunda etapa, ainda mais importante e verdadeiramente libertadora, é a mudança do status sanitário no âmbito internacional, prevista para o próximo ano: aí, sim, Alagoas obterá sua carta de alforria" – enaltece Renan.
O presidente do Senado informa que "foram 14 anos de sucesssivas campanhas de vacinação, duas vezes por ano". E cumprimenta os produtores rurais pela "altíssima qualidade e níveis de excelência genética, tanto no gado de corte como no de leite".
Por fim, comemora a mudança de status nacional "e, no futuro, também internacional, que abrirá novas e largas porteiras para a pecuária alagoana; estamos todos de parabéns!"