Ministro da Agricultura oficializa erradicação da aftosa em Alagoas

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

A erradicação da febre aftosa em Alagoas foi celebrada durante uma cerimônia que contou com presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade. A oficialização já havia sido confirmada pelo ministro em meados do mês passado, mas na manhã desta sexta-feira (06) o termo foi assinado.

De acordo com o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho (PSDB), cerca de 1,2 milhão de cabeças aptas a serem negociadas em qualquer parte do país. “Em sua maioria animais de alta produtividade que antes não podiam sair do estado, agora é diferente”, enfatizou.

Já Antonio Andrade destacou a valorização das propriedades rurais e a criação de novos investimentos destinados à agricultura. Segundo ele, não apenas a carne bovina está livre da aftosa, mas as de procedência de caprinos, suínos e ouvinos. “O mundo agora respeita e acredita na carne brasileira”, disse. Ele comemora os crescentes índices de exportação.

Acompanhando as palavras do ministro, o senador Benedito de Lira discursou de maneira emocionada a etapa conquistada. “Nós somos a única agricultura do mundo que não possui subsídios. E isso reflete a luta da Câmara e do Senado para viabilizar cada vez mais a dívida do pequeno agricultor”, acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai solicitar o aval internacional para comercialização das carnes das novas áreas. Segundo Antonio Andrade, a previsão de solicitação se estende para o mês de outubro. “Temos que cumprir as etapas, mas provavelmente em maio do ano que vem tenhamos a certificação destas novas áreas consideradas pelo Ministério como livre da febre aftosa”, explicou.

Veja Mais

Deixe um comentário