A Polícia Civil de Alagoas, em parceria com o Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), da Polícia Militar, e Secretarias Municipal e Estadual da Educação, vai oferecer a prestação de mais um serviço inovador: a lavratura do BO Escolar (Boletim de Ocorrência Escolar), uma iniciativa especialmente dirigida à comunidade escolar. Um novo encontro está previsto para o próximo dia 18, quando serão definidos todos os detalhes do projeto.
Os termos da parceria foram discutidos em reunião, na sede da instituição, com as presenças do diretor da Deinfo (Diretoria de Estatística e Informática), da Polícia Civil, delegado Medson Maia; do comandante do BPEsc, major Paulo Eugênio; do coordenador regional de educação (14ª CRE), Israel Nicolau da Silva, e do representante da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Amélio Alves, entre outras autoridades envolvidas com esta iniciativa.
O projeto prevê o desenvolvimento de ações de capacitação de oficiais e praças do Batalhão de Polícia Escolar e de diretores de escolas para o registro de ocorrências policiais que aconteçam dentro do ambiente escolar e/ou no raio de proteção da escolar.
Com isso, não será necessário que as vítimas de crimes de menor potencial tenham que se dirigir a uma delegacia para fazer o registro, pois o boletim de ocorrência poderá ser lavrado na própria escola, o que proporcionará maior agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão.
Inicialmente, segundo o delegado Medson Maia, o projeto beneficiará estabelecimentos de ensino localizados na Capital, mas num segundo momento deverá ser ampliado também para o interior do Estado.
De acordo com o comandante do BPEsc, major Paulo Eugênio, com essa iniciativa será possível dimensionar as ocorrências policiais nas escolas. “Vamos poder, inclusive, formar uma estatística mais precisa sobre as ocorrências no ambiente escolar e, a partir dela, replanejar o policiamento que garanta maior segurança à comunidade escolar”, acrescentou o comandante.