Menores que cumprem medida socieducativa promovem um motim na manhã desta quarta-feira, 11, na Unidade de Internação Masculina (UIM) do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), localizado no Tabuleiro, às margens da Avenida Durval de Góes Monteiro. Os menores atiram pedras contra carros e pessoas que passam próximo à unidade.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Paz, o motim teve início após monitores frustrarem a fuga de cinco adolescentes. Os menores foram removidos e os colegas deram início ao motim, inclusive depredando alguns setores. Não há, segundo a assessoria, o registro de feridos.
Monitores da unidade e policiais do Batalhão de Guarda (BPGd) tentam conter os ânimos. O Neas abriga a Unidade de Internação Masculina e Ferminina e é destinado a menores que comprem medida socieducativa, conforme prevê o Estado da Criança e do Adolescente.
Tensão
Os menores conseguiram sair dos dormitórios e atearam fogo a colchões. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio. Servidores da unidade deixaram os setores. Após negociações, o motim foi encerrado no fim da tarde.