‘Gigante das Alagoas’ completa 61 anos de existência

Time arapiraquense foi fundado no dia 25 de setembro de 1952.

A Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecido como ASA de Arapiraca ou simplesmente ASA, é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Arapiraca (Alagoas).

Foi fundado no dia 25 de Setembro de 1952, seus principais títulos são a Copa Alagipe e 7 Campeonatos Alagoanos.

Atualmente representa o estado de Alagoas no Campeonato Brasileiro da Série B, sendo o clube do estado melhor colocado no Ranking da CBF.

No Futebol de Alagoas o ASA é tido como um dos grandes junto com (CRB e CSA), graças as suas campanhas recentes (principalmente na década de 2000) e nos (Vice-Campeonato da Serie C em 2009 e da Copa do Nordeste em 2013).

Devido a queda de desempenho impressionante dos grandes da capital (CRB e CSA) muitos alagoanos e grande parte da mídia já consideram atualmente o ASA como o time mais forte do estado e um dos mais fortes da região nordeste.

História
No ano de 1951, o prefeito de Arapiraca era o Dr. Coaracy da Mata Fonseca. A cidade começava a progredir.

A empresa Camilo Colier construía a estrada de ferro, exigindo grande mão-de-obra do povo arapiraquense.

Nos dias de folga, os trabalhadores procuravam o futebol como forma de lazer. E requisitaram aos donos da Camilo Colier a criação de um campo de futebol. O primeiro time formado pelos funcionários foi nomeado Ferroviário e apresentava as cores preto e branco.

O ponto de encontro dos arapirquenses nas tardes de domingo passou então a ser o Campo da Estação. Com a conclusão da estrada de ferro, o Ferroviário foi desativado. Inconformados com o fim do futebol na cidade, empresários e autoridades reuniram-se e, no dia 25 de setembro de 1952, a Associação Sportiva Arapiraquense era fundada, tendo como primeiro presidente o Sr. Antônio Pereira Rocha.

1953: Primeiro Titulo da Historia e quebra de Tabu no Alagoano
Em 1953, o ASA participa pela primeira vez do Campeonato Alagoano. E foi o campeão, naquela época o ASA foi o primeiro time do interior do estado a ganhar um titulo no estadual, apesar da conquista só ter sido reconhecido pela Federação Alagoana de Futebol em 1998, por iniciativa direta do Dr. José Pereira Neto.

1973: Mané Garrincha veste a Camisa do Alvinegro
Em 1973 Mané Garrincha jogou por quase noventa minutos com a camisa do ASA. Correu, driblou, mas não fez gol.

O alvinegro venceu o CSA por 1×0. Ele só saiu de campo após ajudar a vitória ao ASA; o gol do alvinegro saiu dos pés de Cambota, aos 32 minutos do segundo tempo.

Mané contribuiu para devolver a derrota da semana anterior. Dias antes, a "alegria do povo", como era conhecido, vestiu a camisa do CSA em um jogo amistoso contra o alvinegro, em Maceió. Na partida, o azulino venceu por 3×1.

"Seu Mané" estava se despedindo da torcida brasileira. Seu futebol estava chegando ao fim. Suas pernas tortas já não corriam como antes. Seus dribles já não eram tão eficientes. Mesmo assim, Garrincha jogou e a torcida alagoana entendeu seu drama. Foi intensamente aplaudido em sua despedida.

1977: O Fantasma de Alagoas
Em 1977, o ASA passa a chamar-se Agremiação Sportiva Arapiraquense. A boa participação no Campeonato Brasileiro de 1979, quando terminou na quadragesima colocação entre 94 clubes participantes, fez com que o ASA ficasse conhecido nacionalmente como o "Fantasma das Alagoas".

O clube passou por drástica crise de identidade no ano de 1982, ao ter suas cores alteradas para vermelho e verde. Mas essa mudança pouco durou e o ASA voltou, pouco tempo depois, a ser "alvinegro".

Em 2000, após quase 47 anos sem ganhar um campeonato, sagrou-se campeão alagoano. O longo tempo de jejum foi compensado: o ASA conquistou os títulos de 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011 proclamando-se o "Maior vencedor do futebol alagoano neste século".

Em 2005 o Asa aplicou a sua maior goleada no Campeonato Alagoano 9×0 no Dimensão Saúde no estádio Rei Pelé em Maceió,ainda nesse ano foi o campeão estadual e campeão da Copa Alagipe.

Em 2010, Júnior Viçosa, um jovem de 21 anos, formado nas categorias de base do ASA, se destaca atuando na Série B do Campeonato Brasileiro pelo ASA e é transferido para o Grêmio de Porto Alegre sendo a negocição mais cara do futebol de Alagoas em todos os tempos.

Em 2011, a diretoria do time põe como principal objetivo se manter na Série B longe da zona de rebaixamento. Em seu primeiro ano de competição na Série B no formato atual em 2010, o ASA consegue seu objetivo com 5 rodadas de antecipação terminando o campeonato no nono lugar. Recentemente o clube adquiriu um moderno ônibus para maior conforto de seus jogadores e comissão técnica.

2005: Conquista o Alagoano e a Copa Alagipe
O Campeonato Alagoano de 2005 o ASA foi o dominador até a ultima rodada, na primeiro turno denominado "Copa Maceió" o ASA conseguiu a marca de 30 pontos com 9 vitorias e 3 empates e apenas 4 derrotas, e ganhou a primeira fase, nessa fase juntamente com ASA avançaram para a próxima fase o Bom Jesus, CRB e Penedense

Na segunda fase o ASA enfrentou o Penedense em Penedo e conseguiu o empate em 0 a 0 no jogo de volta ganhou por 2 a 0 e avançou para jogar contra o CRB que eliminou o Bom Jesus (5×1 em Casa 3×4 Fora) na final do 1º turno. como o ASA teve a melhor campanha na primeira fase tinha a vantagem de decidir o segundo jogo em casa e também de jogar pelo empate e foi exatamente isso que o ASA fez, empatou com o CRB em Maceió por 1 a 1 e empatou novamente por 1 a 1 em Arapiraca.

Nesse jogo Toniho fez aos 34 do primeiro tempo para o CRB só restava a vitoria mais o CRB conseguiu apenas empatar aos 13 do segundo tempo. sendo assim o ASA faturou a Copa Maceió.

No segundo turno o ASA também foi campeão da primeira fase com 22 pontos na segunda foi o Coruripe quem ganhou, na final do segundo turno o ASA empatou os 2 jogos contra o Coruripe e fatorou o segundo turno e também o Alagoano.

Ainda em 2005 o ASA ganhou seu primeiro titulo fora do estado de Alagoas a Copa Alagipe competição organizada pela Federação Alagoana de Futebol e a Federação Sergipana de Futebol.

Histórico em competições oficiais
O ASA conta com participações em várias competições, entre elas o Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro da Série B,Copa Alagipe, Copa do Nordeste ,Campeonato Alagoano Sub-15, Campeonato Alagoano Sub-18 e o Campeonato Alagoano Sub-20.

Em 2002, o ASA eliminou o Palmeiras-SP em pleno Parque Antártica, mesmo tendo perdido por 2 a 1, seguiu em frente na Copa do Brasil de 2002 por critérios de desempate, pois venceu por 1 a 0 em casa.

Em 1979 o "Fantasma" tem acesso a elite do futebol brasileiro, mais logo no ano seguinte, é rebaixado para serie B do campeonato brasileiro, terminando na 18° colocação.

Em 2012 o atacante Lúcio Maranhão é eleito pela CBF , o terceiro maior artilheiro do Brasil, ficando atrás somente de Neymar (43 gols), e Zé Carlos (41 gols),o atacante terminou a temporada com 40 gols, assim sendo muito cobiçado não só pela elite do futebol brasileiro, mas também por times estrangeiros, acabou sendo contratado pelo clube do Vitória-BA, mas não foi bem aproveitado e acabou retornando ao "Fantasma" de Alagoas , como é conhecido.

Em 2010, o ASA disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, após subir de divisão em 2009 junto com o Icasa, o Guaratinguetá e o América Mineiro, tendo se sagrado vice-campeão da Série C de 2009.

Nos anos de 2011 e 2012, conseguiu assegurar sua permanência na Série B, além de neste último a vaga para a Copa do Nordeste de 2013. Recentemente, iniciou as obras de construção do seu próprio CT (Centro de Treinamentos).

Fonte: 7segundos

Veja Mais

Deixe um comentário