Uma pesquisa divulgada pela fabricante de antivírus Norton, a Symantec, afirma que 57% dos usuários de smartphones no Brasil foram vítimas de crimes virtuais nos últimos 12 meses. O estudo chamado de Norton Report 2013 ainda afirma que 60% dos internautas do país, um total de 22 milhões de pessoas, também foi vítima de crimes na internet no período.
O estudo afirma que o custo líquido destes crimes cibernéticos nos últimos 12 meses foi de R$ 18 bilhões.
Mesmo com o alto número de ataques, 49% dos usuários de smartphones e 61% dos que usam tablets no Brasil afirmaram ter um sistema de segurança on-line instalado nos equipamentos. O problema, aponta o estudo, é que 58% usa o aparelho pessoal (tablet ou smartphone) para trabalho e diversão, permitindo que um hacker possa usar programas maliciosos para roubar dados pessoais ou informações da empresa para qual o usuário trabalha.
39% dos entrevistados disseram que não apagam e-mails suspeitos de pessoas que não conhecem e 61% disse utilizar redes Wi-Fi públicas ou inseguras.
A Symantec afirma que entrevistou em um questionário on-line mais de 1 mil internautas brasileiros entre julho e agosto de 2013.
"Atualmente, os cibercriminosos utilizam ataques mais sofisticados, como o ‘Ransomware’ e ‘Spear-phishing’, que são muito mais lucrativos", diz Steve Trilling, diretor de tecnologia da Symantec. "De acordo com os resultados do Norton Report 2013, 49% dos consumidores usam seus dispositivos móveis pessoais para trabalho e lazer, o que permite e potencializa novos riscos de segurança para as empresas já que potencializa o acesso dos cibercriminosos a informações ainda mais valiosas."