Começa sabatina dos candidatos à vaga de desembargador do TRT 19ª

Ascom/OAB-ALSabatina na OAB-AL

Sabatina na OAB-AL

A Sabatina dos candidatos à vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 19ª região (TRT/AL) começou nesta segunda-feira (14), no auditório da OAB/AL, no Centro. Oito advogados que pleiteiam a eleição do Quinto Constitucional foram arguidos pela comissão formada pelos Conselheiros Estaduais da Ordem, Marcos Lacet, Victor Pontes, Marta Moreira Patriota, Petrúcio Guedes e Sâmia Jucá.

O auditório ficou lotado de advogados, familiares dos candidatos e estudantes de direito, que acompanharam a apresentação de cada um dos advogados que concorrem à vaga de desembargador. Cada candidato teve três minutos para se apresentar e cinco minutos para responder aos questionamentos da Comissão.

Antes de dar início à Sabatina, a Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional realizou um sorteio na frente dos candidatos, que definiu a ordem de apresentação. O primeiro candidato foi o advogado Wellington Calheiros Mendonça, seguido por Gustavo Ferreira Gomes, José Alexandre Goes dos Santos, José Marcelo Vieira de Araújo, Felipe Vasconcelos Cavalcante, Marialba dos Santos Braga, Maria José Vasconcelos Torres e Luiz Fernando Resende Rocha.

A expectativa era que nove candidatos fossem ouvidos nesta segunda-feira, porém o candidato Carlos Roberto Ferreira Costa não se fez presente a Sabatina. Ao todo são 17 advogados concorrem à vaga de desembargador.

Antes de começar a Sabatina, o presidente da OAB/AL Thiago Bomfim, o vice-presidente Ednaldo Maiorano, e o advogado Marcelo Madeiro, presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional estiveram reunidos com os Conselheiros para passar as regras de como deveria acontecer a arguição dos candidatos.

“Não vamos avaliar o conhecimento doutrinário do candidato, mas o posicionamento dele em relação à advocacia e o TRT”, orientou o presidente Thiago Bomfim.

O primeiro dia de Sabatina foi acompanhado ainda pelos Conselheiros Federais Ademar Motta Júnior e Everaldo Patriota.

SEGUNDO DIA: Nesta terça-feira, a partir das 14 horas, seguindo o que determina a resolução N° 03, que dispõe sobre as regras da eleição para o Quinto Constitucional TRT/AL, serão sabatinados: Ana Kilza Patriota, Carlos André Rocha Sarmento, Carlos Henrique Ferreira Costa, Djalma Tavares Cunha de Mello Neto, Felipe de Pádua Cunha de Carvalho, José Cordeiro de Lima, Severino José da Silva e Valgetan Ferreira de Oliveira.

O Quinto constitucional

O Quinto constitucional, previsto no Art. 94 da Constituição Federal, é um dispositivo que prevê que 1 quinto (20%) dos membros de determinados tribunais brasileiros (como Tribunais de Justiça estaduais, TRF, TST e TRT) seja compostos por advogados e membros do Ministério Público.

Fonte: Ascom/OAB

Veja Mais

Deixe um comentário