O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Piscicultura Delta do São Francisco, Miguel Alencar, foi convidado pela organização da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep), para ministrar um curso sobre a produção e comercialização de tilápias, no próximo dia 20 de outubro. O evento será realizado na cidade de Paulo Afonso, interior baiano.
De acordo com Miguel, o convite é a prova do reconhecimento do trabalho desenvolvido em Alagoas, onde o Estado tornou-se um exemplo para os demais estados que produzem o peixe.“Nós fomos os primeiros a incentivar a produção e a comercialização da Tilápia. Grupos de outros estados e até de outros países vieram para conhecer o nosso trabalho”, disse.
O Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca é o principal fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área. Desde sua primeira edição, em 1979, ele conta com a participação da Federação dos Engenheiros de Pesca do País, Associações Regionais de Engenharia de Pesca, instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos governamentais, produtores, empresários, fabricantes e comerciantes de máquinas, implementos e insumos e demais atores relacionados a essa cadeia produtiva.
O APL Piscicultura integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae Alagoas.