Corregedoria acompanha apresentação de projeto sobre a Central do Registro Civil

AssessoriaPresidente do TJ, juízes e registradores acompanharam o evento

Presidente do TJ, juízes e registradores acompanharam o evento

A Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL) foi representada pelo juiz auxiliar Domingos Neto durante a apresentação do projeto da Central do Registro Civil de Alagoas (CRC/AL), realizada pelo diretor da empresa de informática responsável pelo desenvolvimento da CRC, Agnaldo de Maria, nesta quarta-feira (30), na Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol.

O evento, promovido pelo Fundo Especial para o Registro Civil (Ferc) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen/AL), foi acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques e magistrados, bem como por representantes de Cartórios de Registro Civil do Estado.

Domingos Neto destacou que a Central de Registro Civil do Estado utilizará uma ferramenta eletrônica que vai interligar os cartórios. "Com essa ferramenta, o cidadão poderá se dirigir ao cartório mais próximo de sua residência e solicitar um registro feito em um cartório do interior do Estado, por exemplo. Isso evitará deslocamento e perda de tempo e dinheiro. Mas, se preferir, o cidadão também poderá se dirigir ao cartório onde está seu registro", explicou.

Segundo o juiz, para efetivar a CRC será necessário que a Corregedoria edite um provimento com as regras de funcionamento a serem adotadas pelos cartórios. "Já existe a central em São Paulo, que segundo informações, funciona a contento", disse o juiz.

Ele informou ainda, que haverá algumas definições no projeto, como o valor a ser cobrado pelo serviço, o prazo para que os cartórios enviem seus dados e o acesso da Corregedoria e juízes ao sistema.

"O Ferc vai enviar uma minuta acerca do provimento, para que posteriormente, façamos uma reunião com o corregedor Alcides Gusmão, representantes da Arpen, Ferc e Anoreg para defirnir alguns detalhes", ressaltou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário