Empresa simula acidente com vazamento de óleo na praia

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) acompanharam hoje (31) o simulado realizado pela Braskem no terminal marítimo de evacuação de produtos. A intenção é verificar os procedimentos adotados para garantir o mínimo de impacto em um caso de acidente ambiental no local. A atividade serve também para preparar as equipes da empresa para emergências que envolvam embarcação, funcionários e derramamento de produtos químicos, como óleo.

Segundo Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, quando é feito o licenciamento ambiental são dadas condicionantes, e como o terminal é utilizado todos os dias a simulação serve para monitorar a agilidade em caso de acidente. Uma vez por ano a atividade é repetida para testar a eficácia dos métodos de segurança no caso de uma embarcação bater ou sofrer algum acidente.

Durante a atividade, funcionários da Braskem lançaram ao mar dois toneis e laranjas que simbolizavam recipientes de produtos químicos e óleo. Daí por diante teve início a operação de contenção e limpeza, com barcos de apoio e instrumentos apropriados.

Os técnicos do IMA observaram aspectos gerais, como agilidade e métodos. Representantes da Capitânia dos Portos – Marinha também acompanharam o simulado.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário