O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, recebe os 12 artistas responsáveis pelas novas pinturas da Galeria de Artes Visuais a Céu Aberto, instalada no corredor que liga os bairros de Jaraguá e Pajuçara. Durante um café da manhã, que acontece às 8h, no Pajuçara Praia Hotel, eles irão apresentar ao prefeito o resultado do trabalho que deu vida nova ao corredor.
Foram mais de 10 dias para a conclusão do trabalho, a contar do início da revitalização até a finalização das obras assinadas pelos artistas Persivaldo Figueroa, Achiles Escobar, Rosivaldo Reis, Levy Paz, Mirna Maracajá, Sandra Neves, Emerson Magalhães, Adriana Jardim, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Edmilson Oliveira e Izael Gomes. Cada um desenvolveu um tema, dando vida a guerreiros multicoloridos, o rodopiar de saias de baianas e negas da costa, entre outros personagens e símbolos da cultura popular.
Os artistas que participam desta exposição foram selecionados pela curadora do projeto, Marta Arruda, que há cerca de 15 anos deu início a primeira versão da galeria com uma ação coletiva intitulada Arte na Rua. Desde então, uma segunda edição foi apoiada pela Prefeitura de Maceió no ano de 2007, quando o tema de inspiração para os artistas foi a Cultura Afrobrasileira.
“Passados seis anos desde a última intervenção, acreditamos que era mesmo hora de renovar e dar novas oportunidades de manifestação aos artistas”, afirma. A ação da Prefeitura, capitaneada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), está afinada com a política cultural do município, que dentre outras metas, visa garantir o acesso de todos à cultura. Para o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a ação educa e sensibiliza o olhar da nossa gente para as artes visuais, mantendo viva as tradições populares que aparecem retratadas nas obras.