Governo discute preservação ambiental da região Norte de Alagoas

Agência AlagoasAgência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu nessa quinta-feira (31), no Palácio República dos Palmares, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Costa dos Corais Convention&Visitors Bureau (CVB). Na pauta do encontro, o turismo na Região Norte do Estado, com ênfase na preservação ambiental e sustentabilidade. Participaram da reunião a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis e do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto de Araújo Jorge.

“Estou feliz que tenham aceitado o meu convite para nos reunirmos em Palácio porque entendo que o propósito do ICMBio, do trade turístico e do governo são semelhantes com relação ao meio ambiente na Região Norte, que é de fundamental importância para a economia do nosso Estado”, disse o governador, acrescentando que o papel do governo é fazer a interlocução com empresários e facilitar o diálogo entre os setores.

A secretária Danielle Novis ressaltou que o governo pode ser um agente facilitador. “Quero reiterar as palavras do governador quanto à importância do setor e da Região. Temos objetivos semelhantes e o governo propõe estreitar relações”, explicou.

A coordenadora Regional do ICMBIO, Carla Marcon, agradeceu a iniciativa do governador em se colocar como facilitador do diálogo. “Estamos conscientes da importância da nossa presença aqui. Sinto-me honrada em participar desse encontro e acho que essa conversa foi rentável para que possamos propor ajustes na legislação”, afirmou.

A coordenadora do ICMBio também elogiou as belezas naturais de Alagoas. “Alagoas é um dos “points” do Nordeste pela sua beleza e devemos ter muito zelo com esse lugar e com a questão ecossistêmica”, afirmou. A representante do CVB, Virgínia Stoldoni, agradeceu o convite do governador. “Quero agradecer a oportunidade de estar aqui e explicar a nossa intenção de preservar o meio ambiente. É necessária uma atenção especial para o desenvolvimento da região em três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômica”, afirmou.

Valéria apresentou um plano de manejo que, entre outros pontos, propõe a regulamentação do uso das piscinas naturais e a proibição de construções que interfiram nas marés. “Juntos podemos buscar melhores soluções para problemas já postos e para os que possam surgir. A ação preventiva pode evitar muitos problemas”, explicou Stoldoni.

O superintendente da Setur, Marcos Pradines, disse que o plano vai viabilizar a atividade econômica sem agressão à natureza. “É importante que as ações não sejam punitivas, mas que viabilizem as atividades econômicas dos empresários de turismo da Região”, explicou. Também estiveram presentes Alexis Oliveira e Ulisses Santos, analistas Ambientais do ICMBIO; Paulo Correia, analista ambiental e chefe da Costa dos Corais e Larissa Borsato, gestora do APL de Costas dos Corais.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário