A rica culinária alagoana volta ao cartaz no município de Maragogi e no vizinho Japaratinga no 4o Festival Gastronômico da Lagosta, que ocorre a partir deste sábado (9) e vai até 17 de novembro. O evento, realizado pela Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau e pelas prefeituras dos municípios de Maragogi (a 131 km de Maceió) e Japaratinga (distante 115 km da capital), visa estimular a vinda de turistas para os restaurantes, pousadas e hotéis da região da Costa dos Corais, com boa comida, natureza exuberante e preços promocionais.
Além das delícias à mesa, os turistas e moradores da região serão convidados a assistirem aos shows, apresentações de teatro e de folguedos como as cambindas de Porto de Pedras e o samba de matuto de Maragogi. Na abertura do dia 09, em Maragogi, a partir das 22h, o cantor Santanna (de Juazeiro do Norte, Ceará) mostrará porque é sucesso em todo o Nordeste cantando e tocando forró pé de serra.
A cantora Wilma Araújo, de Maceió, fará um show especial no dia 15, uma sexta-feira, às 20h. Haverá também exibição de filmes e uma apresentação, no dia 12 (terça-feira), da Orquestra Filarmônica Bom Jesus, de Matriz de Camarabige.
Camurim Grande
A “Lagosta Camurim Grande”, preparada pela chefe Maranei da Silva Cardoso, promete. “É uma lagosta defumada na manteiga de garrafa e acompanhada de batata rosty. É uma delícia. Vou lançar no festival, mas quem já provou, aprovou”, garantiu a chefe.
Maranei, ou “Mara” como é mais conhecida, veio de Teresópolis (RJ) há 11 anos e já passou por diversos restaurantes de prestígio na região da Costa dos Corais. Ao lado do marido, Paulo Cardoso, ela comanda a cozinha aberta da pousada Camurim Grande, em Maragogi. O prato para o festival, para duas pessoas, custa R$ 140, mas terá um desconto de 30%, ficando por R$ 98 no período do evento. E vale lembrar que a pousada Camurim Grande passou a integrar recentemente um seleto grupo de empreendimentos hoteleiros espalhados pelo Brasil que prima pela excelência no atendimento personalizado e no conforto das instalações oferecidas aos hóspedes. Conseguindo entrar para a Associação Roteiros de Charme.
Aula-show
Outro destaque da programação do 4o Festival da Lagosta são as aulas-show a serem realizadas gratuitamente na Arena Gastronômica. Estas oficinas serão ministradas por chefes convidados, com o objetivo de promover uma interação do público com a culinária local.
O Festival da Lagosta de Maragogi e Japaratinga movimenta o turismo da região, atraindo visitantes de todo país, especialmente das capitais Maceió (AL) e Recife (PE), ambas as cidades distantes do local aproximadamente 130 km. Participam desta edição as pousadas Barra Velha, Encontro das Águas, Camurim Grande, Paraíso dos Coqueirais e Costeira da Barra; os hotéis Areias Belas, Bitingui e Praia Dourada; a estalagem Caiuia; os restaurantes O Lagostão, Companhia da Lagosta, O Burgalhau e Comedoria Marítima e o restaurante e receptivo Pontal do Maragogi.