Carnaval 2014 de Maceió será descentralizado

Maceió SecomMaceió Secom

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) convocou e a comunidade carnavalesca compareceu ao primeiro grande encontro para discutir o formato do Carnaval 2014 em Maceió. A reunião aconteceu nesta terça-feira (05), no Clube Fênix Alagoana, e culminou na decisão coletiva de adotar o formato descentralizado para os festejos de momo, com pólos espalhados por toda a cidade. Participaram dos debates representantes de blocos, agremiações, grupos de bumba meu boi, escolas de samba e carnaval de clubes.

O presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, destaca que esse foi um encontro técnico para que o projeto da Fundação pudesse ser afinado com os anseios da comunidade fazedora do Carnaval. “Não adianta a gente querer fazer festa sem contar com essa parceria”, diz.

A proposta da Prefeitura para 2014 é de apoiar as prévias carnavalescas já consolidadas na cidade, mas também fazer acontecer os festejos durante o Carnaval. “Hoje firmamos um compromisso com a comunidade que faz o carnaval e vamos trabalhar para a consolidação de um projeto que prevê festa por todos os cantos dessa cidade”, informa o presidente.

Entre os bairros já definidos para receber os pólos festivos estão Benedito Bentes, Jacintinho, Ponta Grossa, Bebedouro, Fernão Velho, Clima Bom, Pajuçara e Jaraguá. A lista definitiva, todavia, ainda será anunciada a partir de desdobramentos do encontro de hoje. Uma nova reunião será agendada para discutir a programação e particularidades de cada pólo.

Os organizadores dos festejos dos pólos apontados pela FMAC já comemoram a decisão e mesmo quem não teve o bairro selecionado mostra-se satisfeito com a opção de poder festejar perto de casa. É o caso do organizador do bloco Amigos na Folia, Sandro Gomes, que explica: “Nosso bloco já é tradicional no Pinheiro e vamos manter nossa tradição de desfile pelas ruas do bairro nas prévias carnavalescas. No Carnaval juntamos a turma de novo e saímos em cortejo para brincar o Carnaval na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro.

Outro tema tratado na reunião diz respeito ao conceito adotado pelo município para o Carnaval 2014. Vinicius Palmeira chamou a atenção para a Lei nº 6.214/2013 sancionada pelo prefeito Rui Palmeira este ano. O texto de autoria da vereadora Tereza Nelma proíbe o uso de recursos públicos para contratar espetáculos musicais ou de qualquer natureza que desvalorizem, incentivem preconceitos e violência ou exponham as mulheres a situações constrangedoras, além de proibir apologia de drogas ilícitas, ou o incentivo a homofobia.

Cadastro de blocos

Para entender às necessidades dos fazedores de carnaval, a FMAC continua cadastrando os blocos e agremiações interessadas em participar dos festejos carnavalescos de 2014. As inscrições seguem e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, no qual estão previstos questionamentos quanto à sede ou local de ensaio do grupo, nome e contato do responsável, e definição se o bloco desfilará nas prévias carnavalescas, no carnaval, ou em ambos.

Para cadastrar seu bloco basta clicar no link: https://docs.google.com/forms/fmacviewform.

Fonte: Ascom FMAC

Veja Mais

Deixe um comentário