Obras: Marcelo Palmeira destaca benefícios à população

AssessoriaObras: Marcelo Palmeira destaca benefícios à população

Obras: Marcelo Palmeira destaca benefícios à população

Passados 40 dias do anúncio de ordens de serviço para execução de obras de reurbanização (pavimentação e drenagem) em diferentes bairros da capital, além da revitalização do Vale do Reginaldo, a Prefeitura de Maceió tem reafirmado o compromisso de investir recursos federais e próprios – com origem no pagamento de tributos dos contribuintes – para devolvê-los em benefícios para todos os cidadãos da capital.

“Em todos os momentos que assinamos as ordens de serviço, nos colocamos diante da população e de líderes comunitários de diferentes bairros e conjuntos habitacionais que testemunharam interesse da Prefeitura em recuperar vias públicas, realizar drenagem subterrânea”, comemorou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Com execução da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), os trabalhos contemplam regiões das partes alta e baixa da cidade. “São mais de 14 milhões empenhados em obras no Vale do Reginaldo, Centro, Graciliano Ramos, Santa Lúcia e Village Campestre. Agimos com transparência e probidade administrativa. No Vale do Reginaldo, por exemplo, revisamos os contratos com a Caixa Econômica Federal (CEF) e, só após toda a revisão anunciamos a retomada das obras”, disse o vice-prefeito. O projeto de Reurbanização do Vale foi lançado em 2008, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prefeitura e governo do Estado, mas as obras não avançaram. Vale ressaltar que as obras habitacionais é de competência do governo do Estado.

Nos bairros e conjuntos, os serviços estão intensificados. No Centro, os erviços como substituição de piso, colocação de novas placas e desobstrução de galerias entre a Rua do Comércio e a Moreira Lima já foram concluídos. Seguindo pela Rua Boa Vista em direção à Rua do Livramento, até a Moreira Lima. Em outro trecho da Moreira Lima e da Cincinato Pinto, após a conclusão da troca de piso seguiu-se a desobstrução de galerias.

No Graciliano Ramos, as equipes estão construindo uma galeria dupla, com dois tubos de 1.200 milímetros, que vai captar a água da chuva, evitando alagamentos. Segundo o secretário da Seminfra, Roberto Fernandes, a população ganhará mais qualidade de vida, principalmente durante o período chuvoso. No Conjunto Santa Lúcia, cerca de 50 ruas serão beneficiadas, como as transversais à Avenida Belmiro Amorim, que receberão drenagem e pavimentação.

Já no Village Campestre, as obras, que estavam paradas desde 2012, por falta de pagamento da gestão anterior, serão retomadas. Na localidade será construído um túnel de drenagem, que liga o Distrito Industrial até o bairro Cidade Universitária.

Vale do Reginaldo

No Vale do Reginaldo, as obras já foram reiniciadas, estando em execução serviços de locação topográficos das obras de saneamento. Demolição e remoção de entulhos com limpeza da área para locação topográfica de pontes e viadutos sobre o canal do Reginaldo. Vale ressaltar que as obras habitacionais são de responsabilidade do Governo do Estado.

Também estão previstas a drenagem, por meio de tubulação subterrânea, nas vias marginais do Riacho do Reginaldo, e o revestimento do Riacho do Pau D’Arco e trechos do Riacho do Reginaldo para minimizar os eventuais problemas em época de chuva.

Josefa de Mello

A construção da Avenida Josefa de Mello prossegue em ritmo acelerado, sem prejuízo nos prazos anunciadas pela Prefeitura. A via pública ligará a Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, às Avenidas Márcio Canuto e Juca Sampaio, ambas situadas no Barro Duro. No cruzamento das vias, ainda na altura do Barro Duro, uma passagem de nível está sendo construída para otimizar o trânsito no local.

Empenhada em R$ 7,7 milhões, fruto de parceira com a iniciativa privada, a obra registra a primeira grande obra de mobilidade urbana da Prefeitura para desafogar o trânsito na capital. Na avenida serão construídas duas pistas, uma passagem de nível, uma ciclovia e um canteiro central. No local, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), em parceria com a Seminfra, executará um projeto paisagístico na nova avenida. A primeira parte dos trabalhos está prevista para ser entregue no início de novembro.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário