Brasil bate EUA por 3 a 0 e larga bem na Copa dos Campeões no Japão

Com bom desempenho nos bloqueios, meninas começam com força a competição.

FIVBNatália vira mais uma bola para a seleção brasileira contra as americanas

Natália vira mais uma bola para a seleção brasileira contra as americanas

O Brasil começou muito bem sua caminhada na Copa dos Campeões de vôlei, disputada em Nagoya, no Japão. Com ótimo desempenho no bloqueio, a equipe brasileira derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 0 (parciais de 26/24, 26/24 e 25/20), na manhã desta terça-feira, largando forte rumo ao título da competição.

As ponteiras Natália e Fernanda Garay foram as maiores pontuadoras do Brasil na partida, com 13 pontos cada. A oposta Sheilla, que marcou oito pontos, foi eleita a melhor jogadora da partida. Apesar da derrota, os EUA deixaram a quadra com a maior pontuadora do jogo, a oposta Murphy, com 14 acertos.

A equipe verde e amarela voltará à quadra na madrugada de quarta-feira (1h10m de Brasília) para enfrentar a Tailândia, derrotada pela República Dominicana por 3 sets a 0 na partida de abertura do torneio. Os EUA pegam as anfitriãs. O SporTV transmite os jogos ao vivo.

– Estou feliz com a vitória por 3 sets a 0, mas precisamos estar sempre de olhos abertos pelo que foi feito e criado dentro da quadra. Erramos muito o nosso contra-ataque. Fomos nos ajustando ao longo do jogo. O nosso saque funcionou em alguns momentos e conseguiu quebrar o passe dos Estados Unidos. Assim, nossa defesa e nosso bloqueio cresceram. Nos finais do primeiro e do segundo set conseguimos tocar em bolas importantes nesses dois fundamentos. No terceiro set, a Monique e a Claudinha entraram muito bem quando estávamos perdendo por cinco pontos e conseguimos virar o placar. Depois, a volta da Fabíola e da Sheilla foi importante para fecharmos o jogo. O mais importante foi a vitória – analisou o técnico José Roberto Guimarães.

O jogo

O primeiro set foi marcado pelo intenso equilíbrio. O time brasileiro cometia alguns erros no ataque, enquanto as americanas pecavam demais no saque. Com boa atuação de Natália, que está de volta à seleção, o quadro comandado por José Roberto Guimarães fechou a primeira parcial por 26 a 24.

Partindo na frente, o Brasil mostrava tranquilidade no segundo set, mas novamente o duelo ficou parelho, com a equipe americana contando com a eficiência ofensiva de Kelly Murphy. Ponto a ponto, a parcial foi sendo disputada até o erro de ataque cometido por Barbach Larson. Novamente 26 a 24 para as brasileiras.

Um tanto desconcentrado pela boa vantagem, o time de Zé Roberto viu as americanas reagirem no terceiro set. Vitaminado com a energia e ótimo rendimento das suplentes (como a levantadora Claudinha), no entanto, o Brasil acordou e, retomando o excelente bloqueio, se recuperou, passando à frente, abrindo vantagem e fechando a parcial em 25 a 20 e a partida em 3 a 0.

A Copa dos Campeões de vôlei reúne seis seleções, incluindo país-sede, campeões continentais e um convidado. Todas as equipes jogam entre si e quem somar mais pontos fica com o título de campeão. Até hoje, foram cinco campeões diferentes: Cuba (1993), Rússia (1997), China (2001), Brasil (2005) e Itália (2009).

Confira as partidas da primeira rodada:

Brasil 3 x 0 Estados Unidos (26/24, 26/24 e 25/20)
Tailândia 0 x 3 República Dominicana (23/25, 21/25 e 23/25)
Japão 3 x 1 Rússia (25/20, 28/26, 25/16 e 26/24)

Fonte: globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário