Cerca de cinquenta alunos da Escola Integrada Estadual Professor Rosalvo Lôbo, na Jatiúca, participaram na tarde desta terça-feira (12), de mais uma palestra do Programa Eleitor Jovem. Os estudantes, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio, tiraram suas dúvidas sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e receberam informações sobre a importância do voto no processo democrático brasileiro.
A palestra foi ministrada pelo servidor da Justiça Eleitoral Hugo Leonardo Rodrigues, que também é professor universitário nas áreas de Direito Penal e Introdução ao Estudo do Direito. Falando aos jovens, Hugo ressaltou que é a partir do voto consciente que o país poderá viver alguma mudança, com a escolha de representantes sérios e honestos.
“O voto é algo muito sério e não pode ter preço. Quem troca seu voto por favores ou dinheiro está fazendo algo desprezível, além de cometer um crime. O político que é capaz de comprar um voto certamente não terá um mandato digno, caso seja eleito”, enfatizou.
O palestrante ainda alertou os jovens para a necessidade de procurar os cartórios eleitorais para fazer o alistamento o mais rápido possível, para evitar as filas e os tumultos dos últimos dias antes do fechamento do cadastro. “Não deixe pra fazer o alistamento de última hora. Este é o primeiro passo que você dará para exercer plenamente sua cidadania. E para que sua voz seja ouvida, é preciso ter o título eleitoral em mãos”, concluiu.
Alistamento eleitoral
Cerca de dez alunos levaram todos os documentos necessários e já fizeram o cadastramento eleitoral após o término da palestra. O cartório eleitoral da 2ª Zona transportou seus equipamentos até o local e os estudantes já foram pra suas casas portando seu mais novo documento: o título de eleitor.
Na próxima quarta-feira (13), a equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), responsável pelo Programa Eleitor Jovem, estará no Colégio SEB COC, na Ponta Verde, onde haverá mais uma palestra e alistamento eleitoral de alunos.