Ato em defesa do Rio São Francisco mobiliza litoral sul do Estado

Railton Teixeira/Alagoas24horasAto em defesa do Rio São Francisco mobiliza litoral sul do Estado

Ato em defesa do Rio São Francisco mobiliza litoral sul do Estado

Um dos principais ativistas em defesa do Rio São Francisco volta a Alagoas para comemorar os 20 aos da sua primeira peregrinação em defesa do rio e seus afluentes. Dom frei Luiz Flávio Cappio, que percorreu toda a extensão do rio, desde a sua nascente na serra da Canastra, em Minas Gerais, volta a Penedo para chamar a atenção das autoridades para a situação do rio, apontado como um dos mais importantes do país.

As comemorações acontecem na Praça 12 de aril, em frente à Igreja Nossa Senhora das Correntes, em Penedo, litoral Sul, e devem se estender à cidade de Piaçabuçu, reunindo ambientalistas de todo o país, religiosos, índios, trabalhadores do campo, além da sociedade civil organizada. As atividades tiveram início com uma missa campal. No decorrer do dia, haverá ainda um visita à foz do rio em Piaçabuçu.

Filhos de italiano, integrante da Ordem dos Franciscanos Menores, da Igreja Católica, Dom Cappio tem papel político destacado em vários segmentos da sociedade. Em entrevista ao Alagoas 24 horas , o religioso se disse apaixonado pelo Nordeste e pelo Rio Francisco, para onde veio em 1974, um movimento contrário à grande migração de nordestinos para o sul e sudeste do país.

Questionando sobre o que viu durante um ano de peregrinação andando às margens do São Francisco, Dom Cappio disse ter presenciado vários atrocidades, que até hoje se repetem. As atividades se prolongarão durante o fim de semana.

Veja Mais

Deixe um comentário