A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), desde o início de novembro começou a comemorar o Mês da Consciência Negra na capital alagoana e, no próximo dia 19, apresenta uma programação cultural desenvolvida especialmente para o Projeto Saurê Palmares, uma homenagem à cultura afrobrasileira produzida na cidade. O evento acontecerá na Praça dos Palmares, com mostra de dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas.
A ação da Prefeitura colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afrobrasileira e está alinhada com as metas previstas no Plano Municipal de Cultura. Segundo o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, o diálogo permanente com essa comunidade tem viabilizado o planejamento e desenvolvimento de atividades em consonância com as políticas públicas aplicadas pelo Governo Federal.
“Estamos reconhecendo, valorizando e divulgando as especificidades culturais das comunidades tradicionais de matriz africana o que ao mesmo tempo colabora para o combate ao racismo e promove a inclusão e o protagonismo cultural desse segmento”, explicou Vinicíus.
Além de realizar o Saurê Palmares, a FMAC apoia a difusão da capoeira por meio de ação das federações representativas do movimento no estado. Durante todo o mês, rodas de capoeira simultâneas acontecem em diversas praças públicas nos bairros de Maceió. Atendendo a necessidades da comunidade que faz o segmento, a Fundação investe ainda em ações de formação, conscientização, divulgação e popularização de tradições da cultura afrobrasileira.
Programação Saurê Palmares
Praça dos Palmares, Centro, dia 19.
Estandes para mostra e comércio de produtos artesanais e comidas típicas, instrumentos musicais, exposições artísticas e oficinas culturais.
9h – Abertura e apresentação de Maculelê
10h – Capoeira Águia Negra
10h30 – Maculelê
10h50 – Dança Afro
11h10 – Yá Capoeira
15h – Capoeira Grupo Ginga Terapia
15h30 – Maracatú Raízes Da Tradição
16h – Cortejo Tabuleiro Dos Negros (concentração em frente à Igreja do Livramento no calçadão do comércio)
16h – Banda Afrolozzi
16h20 – Banda Batucando
16h40 – Afoxé Ofá Omin
17h20 – Afro Mandela
18h – Cortejo Afro Caeté (concentração nas imediações do antigo Produbam, no calçadão do comércio)
18h – Afoxé Odo Iyá
19h20 – Airê Ioruba
19h50 – Griô – A Oralidade Ancestral
20h20 – Orquestra de Tambores
20h50 – Banda Cidade Rasta
21h30 – Banda Ilê Aiê