Hemoal lança campanha para aumentar estoque de 30% considerado crítico

Alagoas24horasVerônica Guedes, diretora do Hemoal

Verônica Guedes, diretora do Hemoal

A chegada do final do ano ocasiona um aumento na demanda por transfusão de sangue. Para evitar que o estoque esteja abaixo do limite, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia nesta segunda-feira (25) uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação.

A ação realizada durante a Semana Nacional de Doação de Sangue é uma forma estratégica de preencher o estoque que hoje está abaixo dos 30%. “É uma situação crítica e esperamos com isso atender cerca de 200 pessoas todos os dias”, afirma Verônica Guedes, diretora do Hemoal.

Com o aumento do consumo durante o período ocasionado pelo alto número de acidentes, o Hemoal espera controlar essas taxas. As doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE) das 7h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 12h, no sábado.

“Este agora é um momento importante já que não temos uma cultura de doação de sangue. Por isso nós lembramos que esse ato de cidadania e solidariedade deve se tornar um hábito”, diz Verônica Guedes.

O doador que for até a sede do Hemoal irá ganhar uma camisa para reforçar o trabalho da campanha. Para doar o condidato precisa estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos pesando no mínimo 50 kg, além disso, ele deve levar um documento de identificação. É necessário também que o voluntário não tenha nenhuma doença como sífilis, hepatite, aids ou chagas.

“Não ter gerido bebida alcoólica é importante também. Lembrar que os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais para a doação”, lembra a diretora.

Além da sede no Trapiche, o Hemoal conta com unidades no Farol, onde está o Hospital do Açúcar e em Arapiraca, localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa.

Homenagem
Aquelas pessoas que mais participaram com a doação ao longo do ano vão ser homenageadas nessa quinta-feira (28), no Trapiche, pelo Hemoal. O órgão irá premiar esses cidadãos com um troféu intitulado “Amigo do Hemoal” pelas contribuições dadas ao órgão e a preservação da vida de outras pessoas.

Um lanche deve marcar o evento que conta ainda com a atração da Banda do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, às 10h.

Veja Mais

Deixe um comentário