Após atender mais de 2.200 pessoas no Benedito Bentes, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Maceió, realiza nesta sexta-feira (29) mais uma edição do mutirão Saúde em Movimento. Desta vez, a ação acontece no Ginásio de Esportes Radialista Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho, das 8h às 12h. A iniciativa conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e irá ofertar consultas, exames e marcação de cirurgias nas especialidades Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Vascular e Ortopedia.
Assim como aconteceu no Benedito Bentes, a população receberá uma senha e aguardará para ser atendida por uma equipe médica, que irá atuar em mini-consultórios com os serviços de consulta oftalmológica e entrega de óculos. Também será realizada triagem para a cirurgia de varizes, com a realização de ultrassom Doppler e para cirurgia de adenóide e amígdalas, com a realização de exame de videolaringoscopia para crianças com idade até 12 anos e exames laboratoriais.
Para ser consultada, a pessoa precisa comparecer ao local do mutirão portando o CPF, a Identidade, além de um comprovante de residência e o Cartão SUS. Todos os pacientes com encaminhamento de cirurgia de adenóide, amígdala, catarata, pterígio e varizes terão seus procedimentos agendados no próprio evento, segundo informa o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
“Sabemos que mais da metade dos pacientes que se direcionam ao Hospital Geral do Estado (HGE) tem problemas vasculares e ortopédicos. O mutirão é uma iniciativa positiva e a determinação é do governador Teotonio Vilela para minimizar a demanda do HGE. Por isso, estamos realizando estes mutirões para levar atendimento adequado à população”, destacou Villas Bôas.
Saúde em Movimento
Durante a 1ª Edição do Saúde em Movimento, o governador Teotonio Vilela Filho assinou um Termo de Compromisso estabelecendo as metas e os deveres de cada entidade para a realização de serviços, ações e atividades de saúde. O documento tem o objetivo de viabilizar atendimento seguro aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), qualidade na assistência prestada e ajudar a minimizar as filas de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos nas áreas de Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Cirurgia Vascular.