Arapiraca ganhou, nesta quinta-feira (28), um local onde seu trabalhador vai poder tirar suas dúvidas, formalizar-se e até abrir sua empresa em pouco tempo: é a Casa do Empreendedor.
Na cerimônia de inauguração, foi cantado o Hino de Arapiraca pela professora e deficiente visual Janaína Félix e, em seguida, a prefeita Célia Rocha afirmou que o momento era de felicidade.
“O povo de Arapiraca é empreendedor por natureza. Essa cidade cresceu não pela administração municipal, mas pelo poder de seus moradores, por sua vontade própria de crescer”, diz a prefeita Célia Rocha, acompanhada do vice Yale Fernandes (PMDB).
Além desta casa, foi lançada a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no município, que desburocratiza a abertura de novas empresas e põe no mapa da cidade quantos empreendedores temos – o que torna mais fácil e latente o contato com a prefeitura.
Isso se dá graças à operacionalização do Portal Facilta Alagoas, com coordenação da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL).
Houve a assinatura do Convênio de Cooperação Geral com o Sebrae e a Prefeitura, que tem como promoção estimular o empreendedorismo em escalas e arranjos produtivos.
“A abertura deste espaço preconiza o desenvolvimento local. E os mecanismos modernos utilizados nesta casa, como a Redesim – que agora já atende pela internet -, facilitam a vida do empreendedor”, infere o diretor técnico do Sebrae, Ronaldo Moraes.
“A Junta Comercial do Estado de Alagoas [Juceal] não poderia ficar longe desta evolução contínua que ocorre em Arapiraca. Estaremos sempre apoiando iniciativas como esta”, garante o secretário geral da Juceal, Carlos Araújo.
Já o vereador Dr. Fábio Rogério (PR) colocou: “Com a abertura desta casa, vamos tirar nossos trabalhadores do anonimato”.
Formalização
Segundo a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, este é um sonho lançado para a realidade pela prefeita Célia, que quer nossos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte longe da informalidade.
“O avanço, com efeito, é inclusivo, mostrando e fazendo nossos trabalhadores sentirem que são parte, que são na verdade fundamentais no avanço do município. Vê-se desenvolvimento como algo que muda o cidadão pessoal e profissionalmente. E a Casa do Empreendedor está aqui para isso: para acolher, dar oportunidades a todos”, destaca Myrka Lúcio.
Este momento se deu pela proposta de mudança na Lei Geral do Município, aprovada em 2008, que em breve deve ir à Câmara de Vereadores para aprovação. No ajuste, há compromisso para dinamizar o empreendedorismo.
Com o Arapiraca Garden Shopping e a chegada em pouco tempo do Centro de Convenções e do aeroporto, de acordo com ela, a cidade precisa ascender no mesmo sentido.
“Para Arapiraca continuar crescendo, a Casa do Empreendedor – que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – irá também oferecer assessoria contábil e empresarial; os agentes de desenvolvimento, formalizando e acompanhando a todos que tenham seu pequeno negócio; orientação sobre linhas de crédito; treinamento e consultoria, por meio de parceria com o Sebrae, e tendo uma proposta da Ufal de colocarmos uma espécie de incubadora de negócios para os MEI’s”, adianta a secretária da Semics.
Estavam presentes ainda o prefeito de Três Rios/RJ, Vinícius Farah (PMDB); a socióloga especializada em desenvolvimento regional, Tânia Zapata; o diretor do Sebrae/AL seccional Arapiraca, Arestides Minervino; a diretora do Sine Arapiraca, Cícera Brandão; o gerente de microcrédito da Caixa Econômica Federal, Robson Franco Toledo; e boa parte do secretariado municipal, além de equipe técnica.