Cinco utensílios de cozinha que podem ser reciclados

Você quer substituir alguns de seus itens de cozinha danificados? Ou simplesmente se cansou de seus acessórios e quer comprar novos? Não jogue os antigos fora. Aprenda o que fazer com cinco ferramentas indispensáveis para o cômodo.

1. Utensílios de madeira

Você sabia que os acessórios de madeira utilizados na cozinha são compostáveis? Por isso, inclusive, as famosas colheres de pau não são indicadas para mexer as panelas. Mas, se você não abre mão de usá-las, cada vez que elas se danificarem, corte-as, aproveite as partes menores e mande o resto para uma composteira.
2. Sacos Plásticos

O reaproveitamento mais simples que se pode ter de uma sacola plástica é usá-la novamente para seu propósito inicial: leve-as para a mercearia para usá-las novamente para transportar mercadorias – recuse sacolas novas. Outra opção é devolver os sacos para o local em que foi adquirido para que sejam reciclados.

3. Esponjas

A esponja é feita de um tipo de plástico, mas não deve ser encaminhada para a reciclagem! Isso porque ela é derivada do petróleo. Diante dessa realidade, que tal inovar? O material pode ajudar na hora de manter as plantas úmidas por mais tempo. É simples! É só colocar a esponja no meio ou no fundo do jarro da plantação e, ao regar, o material vai absorver parte do líquido e liberá-lo aos poucos.

4. Pratos

Planejando comprar um novo conjunto de pratos? Caso a resposta seja positiva, não jogue os pratos antigos fora. Se eles estiverem em boas condições, doe ou revenda-os para lojas de segunda mão. Mas se eles estão quebrados ou arranhados, você pode mantê-los para projetos de arte, procure por uma organização de artistas em sua área e doe os pratos.

5. Geladeira

A geladeira também pode ser reciclada de forma eficiente, uma vez que você elimine os fluidos refrigerantes nocivos (CFCs) e óleos presentes nela. Tanto o corpo de metal, bem como o isolamento de espuma encontrado no lado de dentro da porta, podem ser utilizados para a reciclagem.

Fonte: EcoDesenvolvimento

Veja Mais

Deixe um comentário