O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Thiago Bomfim, entregou oficialmente ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região, desembargador Severino Rodrigues, a lista sêxtupla dos advogados eleitos pela classe para concorrer a vaga de desembargador na Corte pelo Quinto Constitucional. O encontro aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (9), no gabinete do presidente do TRT da 19ª Região.
Durante o encontro, o presidente da OAB/AL narrou como se deu o processo eleitoral da lista sêxtupla para o Quinto Constitucional dos Advogados. De acordo com Thiago Bomfim, o processo, que contou com 14 advogados entre os candidatos, foi disputado, mas tranquilo. “O presidente da Comissão Eleitoral, Marcelo Madeiro, cuidou muito bem do pleito. Para tomar todas as decisões durante o processo, fizemos questão, sempre, de reunir todos os candidatos. Nada, durante esse processo, foi imposto: sempre trabalhamos com a vontade da maioria”, disse.
“No dia da apuração, ficamos até as 2 horas da manhã acompanhando os trabalhos. Houve disputa durante o processo eleitoral. Mas tudo aconteceu dentro da tranquilidade”, acrescentou o presidente da OAB/AL. Thiago Bomfim também destacou a satisfação de sua gestão em contribuir com o processo de escolha de um dos integrantes do pleno do TRT da 19ª Região.
“Fico feliz em entregar essa lista na nossa gestão. Eu e o vice-presidente, Ednaldo Maiorano, que milita na advocacia trabalhista, ficamos felizes por prestar essa contribuição ao TRT da 19ª Região, integrante de uma Justiça especializada que possui um papel fundamental nas conquistas sociais da população”, disse o presidente da OAB/AL, lembrando também que o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região “tem uma excelente relação com a advocacia alagoana”. Ele também adiantou que pretende acompanhar a sessão do Pleno na qual houver a votação.
O presidente do TRT da 19ª Região afirmou a satisfação de receber a lista sêxtupla. Segundo o desembargador, o objetivo da Corte é votar nos candidatos para a composição da lista tríplice ainda este ano, antes do recesso. “O que mais me deixa contente e satisfeito é a entrega da lista. O momento é excelente. Queremos fazer a votação ainda este ano”, disse Severino Rodrigues, garantindo que a escolha da lista tríplice será feita de forma profissional, priorizando o critério técnico.
“Queremos fazer uma boa escolha”, adicionou. O presidente do TRT da 19ª Região também elogiou a forma como a OAB/AL conduziu o processo eleitoral. “O trabalho dos senhores foi muito bom, bem projetado”, afirmou o desembargador Severino Rodrigues. Ele explicou que a votação da lista deve acontecer até o próximo dia 19, antes do início do recesso de fim de ano do Judiciário.
Também participaram da reunião o vice-presidente do TRT da 19ª Região, desembargador João Leite; a desembargadora do Tribunal, Vanda Lustosa; o vice-presidente da OAB/AL, Ednaldo Maiorano; o presidente da Comissão Eleitoral, Marcelo Madeiro; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL), Paulo Vasques; e o presidente da Comissão de Acompanhamento e Apoio Legislativo da OAB/AL, Felipe Lins.
Procedimento
Com a formação da lista sêxtupla após eleição direta entre os advogados e o encaminhamento da relação para o TRT da 19ª Região, os desembargadores que integram o Pleno do Tribunal deverão indicar três nomes. Os três mais votados integrarão lista tríplice que será encaminhada para a presidente da República Dilma Rousseff – a qual caberá a escolha final.