A entrada e a saída dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Alagoas passará a ser controlada com o ponto eletrônico, que começaram a ser instalados nesta terça-feira (10). Com a medida, os funcionários serão identificados por meio da impressão digital.
Em conversa com a imprensa, o deputado Ronaldo Medeiros (PT), 3º secretário da ALE, informou que haverá mais controle do expediente da Casa. "A intenção é dar segurança à Casa de Tavares Bastos. Iremos saber quem vem trabalhar ou não. Estão sendo instalados hoje seis pontos eletrônicos. Os registros serão realizados na entrada, saída e no meio do expediente dos servidores. O intuito é evitar que os funcionários registrem a entrada e só apareçam no fim do expediente para registrar a saída", explicou Medeiros.
Um portaria deverá ser publicada no início da próxima semana convocando os servidores para realizaem o cadastro da digital nos equipamentes.
O petista explicou ainda que se o servidor da ALE passar 30 dias sem aparecer para trabalhar será aberto o procedimento administrativo para apurar o fato. Caso o servidor não justifique a falta poderá até perder o emprego.
Já quanto ao controle da frequência dos servidores comissionados, o parlamentar disse que este tipo de controle deve ser feito pelos próprios deputados. "Cada parlamentar deve se responsabilizar por seus funcionários", argumentou.
Medeiros também informou que irá pedir a Prefeitura, aos governos estadual e federal, o cruzamento da folha de pagamento dos servidores dos órgãos com as da ALE. "Caso seja constatado que o servidor trabalha na ALE e em outro local, ele terá que optar onde quer ficar", completou.
Transferência de Funcionários e Prestação de Contas
Durante a conversa com a imprensa, Medeiros também falou sobre a prestação de contas da Casa e a transferência de servidores da ALE publicada na edição de hoje no Diário Oficial.
De acordo com a presidente da Mesa, deputada Flávia Cavalcante, a transferência dos servidores nfoi decidida em uma conversa amistosa. "Tivemos uma reunião tranquila com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo. Aqui não tem lugar para comportar todo mundo", disse a presidente.
O deputado Ronaldo Medeiros também conversou com a imprensa e disse que a Mesa irá realizar – na próxima quinta-feira, 12 – a prestação de contas dos recursos da Casa de Tavares Bastos utilizando os números apresentados pela Caixa Econômica.
Servidores
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo (STPLAL) , Luciano Vieira, esteve na Assembleia nesta tarde justamente para discutir a implantação do ponto eletrônico. Vieira quer saber da Mesa como vai funcionar o sistema de ponto eletrônico e quais os critérios para o uso.
Ele afirma que os advogados do STPLAL discordam da obrigatoriedade de cessão de servidores concursados na ALE, para outro órgão, por serem considerados faltosos. "Se o servidor passou em concurso público para trabalhar na Assembleia não é obrigado a dar expediente em outro órgão", defendeu Vieira.