O Núcleo de Promoção à Filiação (NPF) promoveu, nesta quinta-feira (12), na sede do Fórum da Capital, ação do Natal Solidário que proporcionou uma tarde diferente para os alunos da Escola Municipal Selma Bandeira. Cerca de 25 crianças, acompanhadas pela diretora da escola, Josefa Rodrigues, assistiram ao filme “Expresso Polar”, lancharam, ganharam presentes e guloseimas.
De acordo com a integrante da coordenação do NPF, Cristiane Rebelo, a escola foi escolhida por ser uma das que mais tiveram reconhecimento de paternidade realizados durante o ano de 2013. “Focamos em escolas de bairros periféricos porque são as que mais têm crianças sem o nome do pai. Nesta escola, mais de 70% das mães notificadas para participarem da reunião de sensibilização compareceram e 50% das crianças estão passando pelo processo de reconhecimento de paternidade”, explicou.
A analista judiciária Denise dos Anjos destacou que o Núcleo tem como principal objetivo promover o reconhecimento de paternidade, no entanto, também possui outras medidas que são tomadas de acordo com o desdobramento dos casos. “Não é só colocar o nome do pai na criança, buscamos proporcionar a convivência também. Em alguns casos, nós realizamos a adoção unilateral e questões de guarda, por exemplo”, relatou a servidora.
Após a apuração da quantidade de alunos que não possuem o nome completo no registro de nascimento, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Núcleo convoca as mães das crianças para a reunião de sensibilização. Durante o encontro, são repassadas informações sobre os direitos dos filhos e a importância social e psicológica de ter o nome e o acompanhamento do pai durante a formação da criança.