Grupo espalha lixo em Câmara no interior do Ceará e encerra sessão

Jovens protestavam contra série de escândalos em Juazeiro do Norte. Presidente da Câmara afirmou que mau cheiro impedia a sessão.

Cícero Valério/Agência MisériaPresidente da Câmara afirmou que sessão não poderia continuar devido ao mau cheiro

Presidente da Câmara afirmou que sessão não poderia continuar devido ao mau cheiro

Quatro adolescentes foram detidos após jogar lixo no plenário da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, e interromper a sessão na tarde de quinta-feira (12). Segundo a Polícia Civil, os manifestantes interromperam a sessão com sacos de lixo trazidos da rua. Presidente em exercício da Casa, o vereador Darlan Lobo encerrou a sessão alegando que o mau cheiro do lixo não permitia a continuação das votações em pauta.

O grupo protestava contra uma série de escândalos e denúncias que os vereadores enfrentam nos últimos meses, como o chamado "escândalo da vassouras", que afastou do cargo o então presidente, o vereador Antônio de Lunga, por suspeita de fazer compra exagerada de material de limpeza para beneficiar empresários, segundo denúncia do Ministério Público. Houve, ainda, o "escândalo do ar-condicionado", que denunciou uma suposta fraude no contrato de R$ 1,2 milhão para manutenção de refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado da Câmara de Juazeiro do Norte.

O vereador Capitão Vieira solicitou que o atual presidente da Câmara pedisse a prisão dos quatro adolescentes. Darlan Lobo, no entanto, se recusou a pedir a detenção dos manifestantes. "Trata-se de um protesto legítimo, e não de um ato de vandalismo. Nada foi destruído e não há motivo para haver prisão", justificou.

Após o protesto, os adolescentes foram detidos por guardas que fazem a segurança da Câmara e, em seguida, levados à Delegacia Regional da Polícia Civil. Eles prestaram depoimento e foram liberados em seguida.
Os adolescentes também pediam a anulação da sessão que absolveu o vereador Antônio de Lunga, que está afastado do cargo por decisão da Justiça até a conclusão das investigações.

Antes da sessão ser interrompida, os vereadores de Juazeiro do Norte aprovaram a mudança no regimento da Câmara que determina o fim do voto secreto entre os vereadores da cidade.

A votação do Código Tributário do Município – outro alvo de protestos por parte dos moradores, que temem um aumento na cobrança de imposto – não pôde ser concluído por causa da manifestação de quinta. O presidente Darlan Lobo deve definir na próxima semana uma nova data para a votação.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário