Dois dos principais favoritos ao título da Liga dos Campeões pegaram adversários difíceis nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Em sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, o Barcelona caiu para enfrentar o Manchester City, segundo colocado de melhor desempenho na primeira fase na história do torneio e um dos mais temidos adversários para os campeões de grupo – o jogo de ida será no dia 18 de fevereiro, na Inglaterra. Atual campeão, o Bayern de Munique também não terá moleza. Vai duelar com o Arsenal, líder isolado do Campeonato Inglês e primeiro lugar de sua chave até a última rodada, numa reedição do confronto da mesma fase do torneio na temporada passada, quando o os alemães ganharam por 3 a 1 fora de casa e quase foram eliminados ao perder por 2 a 0 na Allianz Arena. A primeira partida está marcada para dia 19 de fevereiro, no Emirates Stadium, em Londres.
Melhor time da fase de grupos, o Real Madrid terá um jogo mais fácil. Vai duelar com o Schalke 04. O jogo de ida será no dia 26 de fevereiro, na Alemanha. Atual vice-campeão, o Borussia Dortmund também teve sorte. Enfrentará o segundo colocado de pior performance entre os oito classificados. Duela com o Zenit, do brasileiro Hulk. O confronto começa na Rússia, dia 25 de fevereiro.
Terceiro time espanhol nas oitavas e um dos três invictos da primeira fase, ao lado de Real e Manchester United, o Atlético de Madrid vai enfrentar o Milan, disputando a primeira partida no San Siro, dia 19 de fevereiro. Outro confronto que promete ser equilibrado é entre Paris Saint-Germain, primeiro lugar do Grupo C com 13 pontos, com o Bayer Leverkusen, segundo do A, com dez. O jogo de ida será no dia 18 de fevereiro, na Alemanha.
Manchester United e Chelsea enfrentam adversários de menos tradição no torneio, mas traiçoeiros. Os Red Devils jogam contra o Olympiacos, da Grécia, primeiro na Grécia, no dia 25 de fevereiro. Os Blues duelam com o Galatasaray, da Turquia, começando as oitavas em Istambul, no dia 26 de fevereiro. Será o reencontro do treinador José Mourinho com dois de seus ex-comandados: o meia holandês Sneijder, ex-Internazionale, e o atacante marfinense Drogba, ex-Chelsea.
Gianni Infantino, secretário geral da UEFA, e Giorgio Marchetti, diretor de competições, auxiliados pelo ex-jogador português Figo, campeão europeu em 2002 pelo Real Madrid, foram os responsáveis pelo sorteio. Times do mesmo país e que faziam parte do mesmo grupo não podiam se enfrentar nas oitavas. Os campeões de cada chave disputam a primeira partida fora e decidem a vaga nas quartas de final em casa. Têm a vantagem, Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester United, Chelsea, PSG e Borussia Dortmund.
As partidas que decidem a classificação para as quartas de final são apenas em março, nos dias 11, 12, 18 e 19. Logo depois, no dia 21, será feito o sorteio da próxima fase. E em 11 de abril, saem os confrontos das semifinais. A disputa do título é no dia 24 de maio, no Estádio da Luz, do Benfica, em Lisboa, capital de Portugal (assista no vídeo abaixo ao clipe da Uefa com os 16 clubes das oitavas de final).