Polícia Civil cria programa de consulta online a inquéritos

PCPolícia Civil cria programa de consulta online a inquéritos

Polícia Civil cria programa de consulta online a inquéritos

A Polícia Civil de Alagoas dá um passo adiante em seu processo de modernização, com a criação do Infocipa, um programa desenvolvido pela Diretoria de Informática e Estatística (Deinfo) que permite a consulta online aos inquéritos policiais instaurados pela instituição.

O programa já está em funcionamento, inicialmente permitindo o acesso de policiais civis (delegados, agentes e escrivães). Mas o diretor da Deinfo, Aydes Ponciano, garante que num segundo momento, o Ministério Público e o Poder Judiciário também poderão acessar os arquivos.

Para se ter uma ideia da dimensão desse novo serviço, cerca de 120 mil inquéritos policiais estão sendo digitalizados e colocados nos arquivos do programa.

Atualmente, já estão à disposição para consultas todos os inquéritos policiais instaurados em 2013. E paulatinamente, os procedimentos a partir de 2008 estão sendo disponibilizados.

“Para acelerar o processo de digitalização, equipes da Central de Inquéritos e Procedimentos Administrativos (Cipa) estão realizando um grande mutirão, trabalhando inclusive no período noturno”, explicou o diretor Aydes Ponciano.

Os integrantes da instituição que desejarem ter acesso on-line aos inquéritos deverão, em breve, fazer um cadastro junto à Cipa, onde obterão uma senha.

A partir disso, poderão consultar quaisquer inquéritos que já estejam nos arquivos do programa. “Essa tecnologia vai garantir mais eficiência no serviço público, bem como levar melhores condições de trabalho aos servidores e, em consequência benefícios à sociedade”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, ao destacar a importância do novo serviço.

O delegado-geral explicou que, com o apoio do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário da Defesa Social, Dário César, a Polícia Civil de Alagoas tem investido na modernização de suas ações, tanto na área operacional como na incorporação de novas tecnologias.

Fonte: Ascom/PC

Veja Mais

Deixe um comentário