A Seleção Brasileira Sub-20 realizou grande partida na noite desta segunda-feira. Em pleno Estádio Centenário, pressionou o Uruguai e só não saiu de campo com um placar favorável porque esbarrou no goleiro Guruceaga, que salvou os uruguaios em diversas oportunidades. Com o resultado, o Brasil ocupa a segunda posição no hexagonal final da competição, ao lado de Colômbia, Uruguai e Paraguai, adversário da próxima quinta-feira. Mais cedo, a Argentina venceu o Peru por 2 a 0.
O primeiro tempo foi de domínio territorial brasileiro, que esteve perto de abrir o placar em algumas oportunidades. Na primeira delas, Yuri Mamute arrancou e chutou por cima, aos oito minutos. Aos 27, em contra-ataque, Mamute tocou para Thalles, que encheu o pé e obrigou Guruceaga a fazer bela defesa.
O Brasil teve outra chance com Thalles, aos 38, quando, após cobrança de escanteio, o atacante chutou da entrada da área para nova defesa do goleiro uruguaio. O time da casa ameaçara pela única vez na primeira etapa dois minutos antes. Castro cabeceou, a bola passou por Marcos e Arambarri ficou a centímetros de alcançar a bola e tocar para o gol.
O que era domínio no primeiro tempo virou uma grande pressão brasileira durante quase todo o segundo. Logo aos quatro minutos, Mamute arrancou, chutou a bola em cima de Guruceaga e Lemos afastou. Aos 15, Marcos Guilherme, que acabara de entrar, recebeu de Kenedy e bateu de primeira, para mais uma grande defesa de Guruceaga.
Os uruguaios ameaçaram aos 25, e aí quem brilhou foi Marcos. Em chute de castro cara a cara, o goleiro brasileiro operou um milagre e evitou que os donos da casa saíssem na frente.
A partir daí, com as duas equipes mais cansadas, o ritmo diminuiu e em alguns momentos o jogo ficou violento. A rivalidade centenária acabou falando mais alto e o técnico Gallo acabou sendo expulso. Já nos acréscimos, novo cartão vermelho, desta vez para o volante Walace.
A Seleção Brasileira jogou com Marcos, João Pedro, Marlon, Leo Pereira e Caju; Walace e Lucas Evangelista; Kenedy (Malcom), Gabriel (Marcos Guilherme), Thalles e Yuri Mamute (Thiago Maia)