Mesmo com retração de 6,9% no número de automóveis novos emplacados, o Brasil se manteve como 4º maior mercado do mundo em 2014, segundo dados divulgados pela consultoria Jato Dynamics nesta quarta-feira (28).
A China continua como líder mundial disparada, com 21 milhões de unidades vendidas no ano passado – número 8,8% maior que o registrado em 2013. Os Estados Unidos avançaram 5,9% e seguem em 2º, com 16,5 milhões.
Os dois países são os maiores consumidores de carros com ampla vantagem sobre o 3º colocado, o Japão, que somou 5,5 milhões de novos emplacamentos.
Atrás do Brasil, a Alemanha cresceu 3,2% e diminuiu a diferença para apenas 67 mil carros, com um total de 3,26 milhões de unidades.
Rússia e Austrália também apresentaram queda em 2014, de 10,5% e 2,1%, respectivamente. Após forte declínio com a crise de 2008, a Espanha obteve a maior alta entre os 15 maiores mercados do mundo, com salto de 21% ante 2013.
Marcas
As duas maiores marcas em vendas tiveram leve queda no ano passado, mas mantiveram suas posições, de acordo com a Jato Dynamics. A liderança é da Toyota, com 6,3 milhões, seguida pela Volkswagen, com 6 milhões. Em 3º, a Ford teve leve alta de 0,8% para 5,4 milhões. Chevrolet, Nissan, Hyundai, Honda, Kia, Renault e Fiat completam o "Top 10", nesta ordem.
A Jato pesquisa os 27 principais mercados do mundo. Segundo outra consultoria do setor automotivo, que faz o levantamento com dados em 150 países, o grupo Volkswagen liderou pela primeira vez o mercado global, levando em conta todas as marcas que fazem parte do mesmo conglomerado.
Veja Mais
Maceió se destaca como 6º destino mais procurado do Brasil em 2024
Levantamento da KAYAK revela aumento de 16% na busca de passagens
Sine Maceió oferece 500 vagas de emprego para 2025
Vagas são para admissão imediata de Call Center no setor de atendimento bancário
Junta Comercial atualiza tabela de preços de serviços
Resolução publicada no Diário Oficial desta segunda (16) ainda estabelece período de 30 dias para que os novos valores entrem em vigor
Sine Alagoas oferece 747 vagas de emprego em Maceió e mais 4 cidades
Há vagas disponíveis para a Região Metropolitana de Maceió, Arapiraca, Porto Calvo, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos
Em duas décadas, fiscais resgataram do trabalho escravo quase 50 mil pessoas Didira é desfalque contra o Santana do Ipanema na Estreia do Alagoano na quarta-feira (28)