Apesar de já terem antecipado em parte as liquidações ainda em dezembro, especialmente na internet, os grandes varejistas começaram o ano em oferta. O Magazine Luiza realiza nesta sexta-feira (6) sua tradicional “Liquidação Fantástica” nas 728 lojas do grupo em 16 Estados do Brasil.
A promoção, lançada pela varejista em 1994, também será realizada nas unidades que foram adquiridas pela empresa, que comprou em 2011 as lojas do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, e a rede de lojas Maia, no Nordeste, em 2010. O Magazine Luiza espera atrair milhões de consumidores em busca de pechinchas e promete descontos de até 70% em cerca de 3 milhões de produtos.
Os concorrentes, porém, abriram a temporada de liquidações logo no primeiro dia útil do ano, com promessas de descontos de até 70% e pagamento em até 24 parcelas, dependendo do produto.
O Carrefour anunciou que manterá as ofertas de queima de estoques até hoje (4). O Walmart vai estender o seu saldão até o domingo (8). A Casas Bahia anunciou que manterá as ofertas até o fim de semana ou até quando durarem os estoques.
Internet continua em liquidação
As lojas virtuais do Grupo Pão de Açúcar, que controla os sites do Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, começaram a fazer saldões de queima de estoques ainda no dia 21 de dezembro, quando já não haveria mais tempo de garantir a entrega de mercadorias na casa dos clientes até o Natal. Muitas varejistas online também realizaram o "Boxing Day", no dia 26 de dezembro, imitando a liquidação americana.
Os principais sites, como Americanas, Submarino, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, continuam em liquidação neste começo do ano para concorrer com o varejo físico, com descontos de 10% e 20% e oferta de frete grátis.
Natal mais fraco
As vendas realizadas na semana do Natal (18 a 24 de dezembro) cresceram 2,8% em todo o país, na comparação com igual semana de 2010, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio- Natal 2011. No ano passado, em relação a 2009, as vendas nesse período haviam crescido 15,5%.
No final de semana que antecedeu o Natal (16 a 18 de dezembro) o crescimento nas vendas foi de 2,5%, quando comparado com o final de semana equivalente do ano anterior (17 a 19 de dezembro). Em 2010, as vendas de última hora para o Natal haviam registrado uma elevação de 13% sobre 2009.