Foram 101 reeducandos do sistema penitenciário de Alagoas inscritos em 2011 para a prova do Enem. 61 candidatos – correspondentes a 71% dos inscritos – conseguiram a aprovação e estão habilitados a concorrer a vagas em universidades e institutos federais de educação através do SISU (Sistema de Seleção Unificada).
O excelente resultado na prova do Enem é fruto do esforço individual de cada reeducando, e da dedicação e incentivo dos profissionais que trabalham na Gerência de Educação da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).
Para o superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna a notícia é muito boa, principalmente vinda de um estado registra uma das maiores taxas de analfabetismo do Brasil. “Uma das principais causas é a falta de acesso à educação. Nos presídios alagoanos nos deparamos com as conseqüências desta triste realidade”.
“Os técnicos foram em cada unidade, em cada módulo divulgando o calendário de provas do Enem, dando publicidade ao edital e verificando os que tinham a documentação exigida para a inscrição”, destacou a gerente do Núcleo de Educação, Andréa Rodrigues de Melo.
No Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) agentes penitenciários – com formação superior em várias áreas – organizaram um cursinho, preparando os reeducandos para as diversas disciplinas.
A nota das provas dos primeiros 15 reeducandos aprovados foi considerada muito boa em comparação com a média geral de Alagoas. Um dos inscritos obteve 900 pontos na prova de redação. Um resultado considerado excelente, já que a pontuação mais alta é de 1000 pontos.
“Para conseguir de fato uma vaga na universidade agora vai depender do curso escolhido e da média de acesso para este curso”, explicou a gerente de Educação.
Educação e Ressocialização – Na SGAP o trabalho de educação e formação profissional é um trabalho serio e bem conduzido, que conta com importantes parceiros, como por exemplo, o Serviço Social da Indústria (SESI), que atua na educação carcerária.
“A educação de jovens e adultos nos presídios é de fundamental importância na qualificação e fator imprescindível para o processo de ressocialização dos reeducandos e consequente mudança de vida’, conclui Carlos Luna.
Veja Mais
Vândalos incendeiam Ponto de Entrega Voluntária no Corredor Vera Arruda
Mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), instalado no Corredor Vera Arruda, no bairro da Ponta Verde, foi alvo de...
Educação convoca mais 25 professores aprovados no PSS 2023
Mais 25 profissionais da educação aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) foram convocados pela Prefeitura de Maceió, por meio da...
Protesto por falta d’água provoca congestionamento na AL 101 Norte
Moradores que transitam pela AL 101 Norte se depararam com o trânsito paralisado e um grande congestionamento devido a um...
Motociclista é resgatado em estado gravíssimo após acidente em Maceió; vídeo
Um grave acidente foi registrado nas primeiras horas desta quarta-feira, 6, nas imediações do Conjunto Eustáquio Gomes, bairro Cidade Universitária,...
Praias de Maragogi, Maceió e Gunga apresentam trechos impróprios para banho PM apreende arma de fogo em Penedo