ABMAL divulga nota criticando não inclusão do CB em concurso anunciado pela Seds

DivulgaçãoDivulgação

Após anúncio oficial do secretário de Defesa Social, Dário César, quanto ao número e a destinação das vagas para o próximo concurso na área de Segurança Pública, a Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL) divulgou nota de esclarecimento dando conta da carência no setor.

Segundo assessoria da ABMAL, o Corpo de Bombeiros de Alagoas trabalha atualmente com 46,9% de seu efetivo devido. Ainda segundo assessoria, os bombeiros estão “indignados” com a não inclusão de vagas destinadas para o CB e chama de insensível a atitude do governo em não reconhecer o valor e a necessidade da categoria.

Por fim, a Associação convoca a sociedade para exigir a inclusão do CBMAL no concurso.

Lei nota na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), órgão integrante da Secretaria de Estado da Defesa Social, conta atualmente com 1.326 militares para atender todos os 102 municípios alagoanos. De acordo com a Lei Estadual nº 6.228/01, que fixa o efetivo do CBMAL, o contingente previsto é de 2.823 bombeiros militares, e que essas vagas deveriam ter sido preenchidas até o ano de 2003.

A referida legislação informa ainda que as despesas decorrentes da inclusão destes militares já constam no Orçamento Geral do Estado. Desta forma existe a necessidade de que o Estado de Alagoas realize um concurso publico para o preenchimento de 1.497 vagas.

Nesse sentido, hoje o Corpo de Bombeiros trabalha com apenas 46,9% do seu efetivo previsto, para sermos mais claros podemos citar que dos 102 municípios alagoanos apenas sete possuem quartéis do CBMAL. Em nossa capital, por exemplo, temos diariamente apenas duas equipes de salvamento para atender toda a região metropolitana, três guarnições de combate a incêndio protegem uma área que vai desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, e o que falar dos nossos 232 km de belas praias, somente três postos de guarda-vidas são ativados todos os dias para garantir a segurança de nossos banhistas.

Nos últimos dias, todos nós Bombeiros Militares ficamos indignados com a não inclusão de vagas para o Corpo de Bombeiros no próximo concurso público a ser realizado para a Segurança Pública. Já se passaram cinco anos sem concurso, para um governo que prometeu em campanha política realizá-los anualmente desde a primeira gestão.

Dessa forma, nós da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), queremos aqui manifestar nossa insatisfação, pela falta de sensibilidade do Governo do Estado, em reconhecer quão valioso e necessário é para a sociedade alagoana o serviço do Corpo de Bombeiros. Convocamos toda a sociedade para exigir a inclusão do CBMAL neste concurso que se aproxima.

Marcos André Ramalho Martins
Presidente

Veja Mais

Deixe um comentário