Morreram na terça-feira, 10, as gêmeas siamesas Karinny Vitória e Kamilly Vitória, que estavam internadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju. Na manhã de ontem, a maternidade havia divulgado uma nota informando da piora clínica das irmãs. Unidas pelo coração, elas faleceram por complicações geradas pela fusão de seus átrios e ventrículos.
O parto de Karinny e Kamilly ocorreu no dia 22 de dezembro. As gêmeas vinham apresentando desconforto respiratório e se encontravam sedadas e mantidas em ventilação mecânica no Isolamento da Unidade de Terapia Intensiva (Utin).
A opinião médica, respaldada pelo Instituto do Coração (INCOR), era de que a separação das siamesas era impossível. O óbito nos primeiros meses de vida ocorre em 90% dos casos de má-formações como o de Karinny e Kamilly.
Em comunicado à imprensa, a MNSL ressaltou que as meninas ficaram sob seus cuidados por 19 dias. "Ao longo desse tempo, todos os cuidados paliativos e de suporte foram realizados com dedicação por toda a equipe multidisciplinar da maternidade, que lamenta o ocorrido ao passo que garante todo o suporte emocional aos pais das gêmeas", diz o informativo.