Os campi do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) localizados em Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maragogi começarão a ser construídos até o final deste semestre. Por enquanto, eles estão funcionando em sede provisória nos municípios.
As empresas habilitadas para a construção dos institutos já foram anunciadas, por meio de publicação de aviso de habilitação publicado na imprensa. “Após o início da construção, estipulamos um prazo de 10 meses para conclusão da obra”, explicou José Carlos Pessoa, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.
Segundo ele, os novos prédios serão desenvolvidos de acordo com o programa Brasil Profissionalizante, projeto-piloto do Ministério da Educação (MEC).
“Este modelo de instituto está sendo largamente utilizado no Estado do Ceará. Em Alagoas, estamos utilizando terrenos com um espaço mínimo de 5.000 metros quadrados, a fim de comportarmos o número de 1500 alunos, uma previsão do IFAL para cada campus”, completou. Os novos campi contarão com 12 salas de aula, auditório para 150 pessoas, biblioteca, refeitório, espaço para laboratórios, ginásio de esportes e bloco administrativo.
O projeto de expansão do IFAL continua. Os campi localizados em Penedo e Piranhas já estão com as obras em estágio final e as unidades devem ser entregues em até 60 dias. Em Murici, o edital de licitação para contratação da construtora deverá ser publicado em até 30 dias. “Os campi de Coruripe, União dos Palmares e Santana do Ipanema estão em fase de implantação técnica e estudo do terreno”, finalizou José Carlos Pessoa.
O IFAL possui, além dos campi em construção que fazem parte do projeto de expansão do governo federal, sedes em Maceió, Satuba, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro.