O motorista de uma viação de Maceió, identificado como Valdemir Inácio Gomes, de aproximadamente 29 anos, foi preso na tarde desta quarta-feira, 25, acusado de estuprar quatro menores residentes nos bairros do Trapiche e Pontal da Barra. Valdemir vinha sendo investigado há dois anos pelo serviço de inteligência da polícia e no final do mês passado foi finalmente identificado.
Segundo a delegada do caso, Bárbara Arraes, titular da Delegacia de Crimes contra Criança e Adolescente, Valdemir teve o mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Capital após ter sido reconhecido por duas de suas vítimas. Ele foi preso no terminal de ônibus do bairro do Trapiche, na Praça Pingo D’Água, no momento em que se preparava para trabalhar.
Para a delegada o caso é complexo e exigiu da polícia uma minuciosa investigação, que continua, já que há a possibilidade de outras crianças terem sido vítimas do estuprador.
Escolha das vítimas
A delegada conta que Valdemir escolhia suas vítimas na rua. O motorista usava seu carro, um Palio Prata – de placa não informada – para realizar os estupros. O perfil das suas vítimas eram meninas de 12 a 15 anos, magras. O acusado abordava as meninas, as ameaçava e obrigava a entrar no veículo. Segundo a polícia, o local escolhido por Valdemir para cometer o crime era o bairro de Jacarecica.
Quatro vítimas foram confirmadas até o momento, no entanto, nesta tarde teria chegado a informação de uma quinta vítima, residente no município de Marechal Deodoro. As delegacias deverão trocar informações sobre o caso.
Identificação do acusado
A delegada contou que nas proximidades de alguns dos locais onde ocorreram os estupros havia câmeras de segurança que ajudaram a identificar primeiro o veículo do acusado, o Palio prata. “Depois disso chegamos ao acusado, que foi reconhecido por duas vítimas. Mas como não houve flagrante, ficamos esperando que a Justiça expedisse o mandado de prisão, que só saiu hoje”, disse Arraes.
Dois irmãos do acusado estiveram na Delegacia para prestar esclarecimentos e se mostraram surpresos com a conduta do irmão. Eles afirmam que Valdemir sempre foi um homem pacato e não esperavam que pudesse cometer o ato criminoso. Valdemir é casado e tem dois filhos de 9 e 12 anos.
Exames
O veículo do acusado foi encaminhado para o Instituto de Criminalística que vai investigar se há resíduos biológicos que contribuam com a investigação. Além disso, a polícia apreendeu seu celular para fazer o rastreamento, com o objetivo de ligar o acusado aos locais dos abusos ou às vítimas.
No final da tarde, Valdemir foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exame de corpo de delito e foi surpreendido, na saída da delegacia, por grupo de familiares revoltados, que tentaram agredi-lo. O clima ficou tenso e Valdemir precisou ser escoltado usando colete à prova de bala. O grupo também jogou ovos contra as viaturas da polícia.
Valdemir Inácio Gomes foi autuado por estupro de vulnerável.