Durante todo o Carnaval, a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (Divisa/Sesau) estará percorrendo com a campanha Alimentos Seguros – Vida Saudável os municípios com maior número de foliões. Em sua 6ª edição, a ação vai passar pelas Barras de Santo Antônio e de São Miguel, Marechal Deodoro, Paripueira, Japaratinga e Maragogi
O objetivo é conscientizar alagoanos e turistas quanto à importância de manter uma alimentação livre de perigos à saúde nessa época. A atividade, que se concentrará em restaurantes, barracas de praia e ambulantes, será realizada durante todo o período carnavalesco e terá a parceria das vigilâncias sanitárias municipais, que também estarão averiguando o aspecto de cada local.
Os fiscais observarão o aspecto do manipulador – vestimenta, touca, unhas –, as condições de higiene dos utensílios e a manipulação por parte dos ambulantes. Além disso, serão avaliados ainda a temperatura de armazenamento de produtos perecíveis, a comercialização de líquidos em embalagens inadequadas e o óleo para fritura de petiscos e outros alimentos.
De acordo com a gerente de Alimentos da Divisa, Márcia Maria Alves, as equipes também estarão distribuindo material educativo para sensibilizar a população. “Vamos disponibilizar folders informativos e outros materiais, além de cartilhas de boas práticas, que serão enviadas aos órgãos municipais para distribuição junto aos foliões”, diz.
Além disso, a Diretoria de Vigilância Sanitária também estará orientando as pessoas a exigirem seus direitos, tornando-se parcerias do órgão. Para atender às denúncias, o setor vai trabalhar em regime de plantão, no horário das 8h às 17h. As reclamações poderão ser feitas pelos telefones 3315-3779 e 3315-6691 ou na sede da diretoria (Rua Sete de Setembro, nº 50, Centro).
“Teremos servidores de plantão para receber as denúncias e repassá-las para os fiscais que estarão circulando pelas cidades, que ficarão responsáveis por averiguar os fatos”, explica a gerente de Alimentos, lembrando ainda que as fiscalizações dependerão da programação de cada município. “Vamos fazer essa ação pouco antes do início da folia”, afirma.