Os desfiles das escolas de sambas de Alagoas foram abertos na noite do último sábado, 18, com cinco escolas desfilando em um percurso de 800 metros pela Avenida Antônio Gouveia, orla da Pajuçara.
Arco-Íris, Jangadeiros, Unidos do Poço, Girassol e Gaviões da Fiel abrilhantaram a noite com as apresentações dos seus carros alegóricos. Segundo a organização, este ano não haverá um concurso com premiação em dinheiro, mas através do ‘crivo’ da plateia a escola receberá um estandarte de ouro.
Ainda de acordo com a organização, a suspensão do prêmio em dinheiro se deu devido as dificuldades enfrentadas em 2011, destacando que “não querem mais sofrer com problemas neste sentido” e que após uma assembleia com todos os presidente chegaram a um denominador comum, que foi premiar com um estandarte de ouro a escola mais aplaudida.
Desfile
Tomando a avenida com 12 alas, três alegoria e com o tema “O culpado não sou eu, foi o rato que comeu”, a Arco-Íris foi a primeira escola de samba a desfilar. A escola trouxe para a avenida 300 integrantes com as cores azul, amarelo e vermelho.
A segunda escola a entrar na avenida foi a Jangadeiros, com o tema “O sonho à sombra de uma Arapiraca”, com as cores verdes e brancas, com 800 passistas desfilando, entre 14 alas e três carros alegóricos.
Já a Unidos do Poço levou à avenida 300 passistas com as cores azuis e brancas, em nove alas, com o tema “O pescador vive no mar”.
Entre aplausos, a escola de samba Girassol, campeã 2011, entrou na avenida com 450 integrantes com o tema “Muito barulho por nada – o Quebra de 1912”.
E a última a desfilar foi a Gaviões da Pajuçara, com 600 componentes divididos em 14 alas e 3 alegorias, com o tema “Um capitão e um duque – Carlito Lima sob a luz do carnaval”.