Defesa Civil Estadual realizará fiscalização integrada

A fiscalização integrada envolverá vários órgãos públicos de Alagoas.

No próximo dia 29, quarta-feira, nas imediações do posto Flecha, no município de Messias, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC-AL) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Vigilância Sanitária, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente
(IBAMA), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Planejamento, realizarão uma fiscalização integrada para identificar demandas, relacionadas à prevenção de desastres envolvendo produtos perigosos.

A fiscalização está regulamentada pelo decreto 4211 de novembro de 2009 que cria um grupo de trabalho com o objetivo de fazer a Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a acidentes com produtos perigosos (P2R2). Com a ação será possível fazer um panorama da situação real do transporte de cargas perigosas aqui em Alagoas.

Serão verificadas na ação: exame dos documentos de porte obrigatório, adequação dos rótulos de risco e painéis de segurança, bem como dos rótulos e etiquetas das embalagens ao produto especificado no documento fiscal, verificação de vazamento no equipamento de transporte de carga a granel e, em se tratando de carga fracionada, sua arrumação e estado de conservação das embalagens.

“É possível com a fiscalização colher informações e articular os membros da comissão estadual do P2R2, podendo assim desenvolver ações preventivas no tocante a desastres envolvendo produtos perigosos. Será possível também definir competências, atribuições no trabalho de resposta”, declara Tenente Coronel Gilson Romeiro, Secretário Executivo da Defesa Civil.

A Secretaria de saúde estará presente fazendo um trabalho voltado aos profissionais que trabalham no transporte com produtos perigosos, verificando pressão arterial, glicemia e dando orientações sobre cuidados com a saúde.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário