Sociedade civil e artistas percorreram a principal rua das orlas de Jatiúca e Ponta Verde, na tarde deste domingo, 18, proclamando e estimulando os maceioenses a terem uma conscientização pela cultura da paz. Segundo a organização, a passeata é apenas uma das 21 ações da Ong Movimento Internacional pela Paz e Não Violência (Movpaz), que tende a comemorar a paz juntamente com vários artistas, entre eles Altemar Dutra Junior, Saulo Laranjeira, Igboran Rocha, Wilma Araújo, Eliezer Setton e Geraldo Cardoso.
A concentração que ocorreu na Praça Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, reuniu centenas de pessoas que cantaram músicas que falam da paz e depois seguiram até o Alagoinha, na Ponta Verde. “Não são músicas plagiadas, são músicas que os próprios autores nos cedem”, destacou Maristela Pazitano, coordenadora do Movpaz.
Ainda de acordo com Maristela, a iniciativa é cobrar dos gestores políticas públicas voltadas para iniciativas que estimulem a paz. “Leis existem, não precisam ser feitas, o que falta é o cumprimento delas e que a sociedade faça a sua parte”, enfatizou.
Maristela destacou que não existe um culpado específico pelo problema da violência em Alagoas. Segundo ela, a culpa é de todos e não podemos procurar um responsável. “As vezes queremos buscar um culpado para um determinado problema enquanto os verdadeiros responsáveis somos nós”, concluiu.